Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Enquanto o dia "D" não chega....

Toda vez que olho o calendário avisando quantos dias ainda faltam para o jaboticabinha chegar, mas o frio na minha barriga (o restinho que ainda não foi ocupado pelo bebê) aumenta. Estes últimos dias tem sido difíceis. A barriga ta enorme, dolorida, muita coisa pra por em ordem na casa, mas meu corpo não acompanha os meus pensamentos. Minha coluna ta um horror. Não há posição adequada pra dormir, para levantar, sentar.... Felizmente as dores de cabeça deram uma trégua.

Fazem quase duas semanas que o tempo esta um pesadelo aqui na Holanda. Muita chuva, vento e a escuridão já está dominando esse resto de outono. As árvores já estão peladinhas, nenhuma folha amarelinha pra contar história. E eu queria tanto ter feito fotos lá fora, mas quem diz que dá pra sair com um tempo desses?

E agora que estou na reta final da gravidez, a ansiedade aumenta. Acabei de ler o post da 'Grávida' sobre ansiedade e o que ela escreveu é também muito do que se passa na minha cabeça. São tantas perguntas, tantos medos, tantos se, mas e se.... O pior de todos para mim no momento é creche. Até agora não consegui vaga para o menino.

Creche na Holanda é um assunto problemático e caro, dependendo de onde você mora, pode levar até 3 anos a fila de espera! A principio a mentalidade por aqui é de que a mãe fique em casa cuidando das crias. Acontece que nos últimos anos, muitas mulheres resolveram investir em suas carreiras. A solução na época foi o trabalho meio-período. Acontece que as empresas não gostam de contratar mulheres nestas condições, elas querem mesmo é full time. E o governo, órgão que regula as creches, ao invés de investir em estrutura e contratação de pessoas, fica só no debate. Dai fica super dificil.

Minha cabeça vai dar um nó....:(

7 comentários:

Anaté Merger disse...

Oi Jaboticaba,
Entendo perfeitamente a sua angustia, passei por ela faz pouco tempo. Para tentar amenizar esse sentimento que mistura impotência, ansiedade, curiosidade, angustia, medo e felicidade fiz duas coisas. A primeira : ia à igreja sempre que me sentia muito fragil e ficava la até me sentir melhor (chorar fazia parte do ritual). A segunda: antes de dormir fazia um cha bem quentinho para assistir à novela ou um filme. Nada do que disser vai tranquiliza-la, mas tenha fé e o seu bebê vai chegar lindo e com saude. O meu Théo vai completar 4 meses no dia 3 de dezembro. Beijos pra você e coragem!

Anita disse...

Ja possei por isso tambem. Quando eu estava gravida (quase 7 anos atras) vi que estavam construindo uma creche, a unica, na minha village. Quando ligamos para a administracao ja havia uma fila de espera de 2 anos. Por um golpe de sorte conseguimos uma "babysitter" da mesma organizacao que administra a creche. Quando tive que voltar a trabalhar ela, a oppas, anunciou no quinto dia que ja nao queria mais se ocupar do meu bebe porque estava "muito presa" em casa. Mole ? A administracao da creche nos avisou entao que nosso bebe iria passar na frente de todos e entrar no dia seguinte na creche. Tudo golpe de sorte. Mas e' realmente um saco infinito se organizar como mae e trabalhadora nesse pais tao individualista. Minha sogra ajuda EVENTUALMENTE. E eu tive que engolir varios "foras" dela fingindo que eu nao ouvia ou nao ligava, me fazendo de desentendida e saindo de perto. Questao de saber administrar as pessoas a meu favor ;)

Juliana disse...

eu sei que nessa época é complicado mesmo!!! mas olha pela parte boa, doi tudo agora, mas seu jaboticabinha já está quase aqui!!! se eu juá estou anciosa para ver uma fotinho dele... imagina vc rsrsr
quanto a creche... eu sempre acredito que tudo vai se resolver... vc vai ver... na hora dele entrar para a creche você vai encontrar a saida! cada coisa de uma vez... agora pense na chegada dele... depois na creche!!
bjinhos

Jaboticaba Preta disse...

Anita, que sufoco vocês passaram. Eu já ouvi mesmo falar que estes oppas não são totalmente confiáveis. Que bom que vocês tiveram sorte para resolver a situação.

Ana, Anita e Juliana, muito, muito obrigada mesmo pelas palavras tão carinhosas. Um grande beijo no coração de cada uma de vocês!!

E um ótimo final de semana!

Beijocas da Jaboticaba super ansiosa :D

olhodopombo disse...

OI Jaboticaba, esse é o grande drama e uma grande diferença natural entre macho e femea.eu tive tres filhos e arrumei um jeito de produzir dentro de casa ate o menor completar 4 anos(quanddo fui trabalhar num jornal, como reporter fotografico), eles não tinham um pai presente, pois foram tres produções completamente independentes...digo que não foi nada facil, mas agora os tres são
adultos e ja produzem seus proprios caminhos, uma é professora numa universidade federal e mãe de uma menina, a segunda é cineasta com trabalhos premiados internacionalmente e o mais jovem esta começando a carreira de storyboard ja fazendo desenhos para johny walkers,,, enfim acredito que todo o TEMPO valeu. Agora eu imgressei na UFRB e estou cursando Museologia....

Dani dutch disse...

OI Jaboticaba, as vezes fico imaginando eu, sem meus pais aqui, sem os pais do Chris pra dar uma ajudinha, o que será de mim ???
bjusss

Jaboticaba Preta disse...

Puxa Fátima, criar 3 filhos sozinhas é bem desafiador! E parabéns pelos filhos que te dão grandes alegrias, sinal de que teu trabalho na infância deles valeu a pena todo esforço.

Dani, nem me fale em família longe... As vezes fico pensando como o jaboticabinha se relacionará com os tios, primos e avós no futuro. :/