Saudades grandes de postar aqui. Agora que a bateria esta carregada e com um tempinho livre, vou atualizá-las/los (nem sei se homem lê este blog)das últimas.
Então, lembram da grávida do meu trabalho? Na verdade são 2 e a que me refiro é a de 43 anos de idade. Esta foi a primeira vez que acompanhei de perto o pré-natal e o nascimento de alguém que teve bebê aqui na Holanda.
Minhas impressões... vamos lá.
Cesariana é tabu aqui na Holanda. As mulheres foram criadas com a mentalidade que a dor 'faz parte' do processo de nascimento não importa quantas horas de dor isso vai levar. Já as seguradoras de saúde visam os custos baixos! O exagero é tanto que a mortalidade de bebês no nascimento da Holanda é a segunda mais alta da europa.
O bebê desta colega era grande e o controle pré-natal foi mínimo (típico holandês) e disso ela reclamou o período todo da gravidez, pois ela sabia que sua gravidez era de risco. Ela parou de trabalhar quando ainda estava no no final do 7 mês por conta dos desconfortos. Dia 23 era a data prevista para o parto e nada do bebê nascer. Dai o ginecologista teve a brilhante idéia de induzir o parto normal com medicamentos (bem natural né?). Um dia depois nova tentativa, mais medicamento e nada. No terceiro dia ela entrou em trabalho de parto e após 12 longas horas de sofrimento decidiram optar pela cesariana. Mas como aqui na Holanda os médicos só trabalham das 08h-18h e o plantão noturno só assistentes, tiveram que esperar até o médico chegar no dia seguinte.... A menina nasceu dia 26 pela manhã. Mas tanto mãe quanto o bebê devem sair apenas no domingo do hospital, pois ambas estão com infecção.
A outra colega grávida, o bebê esta previsto para outubro, me contou horrores do seu primeiro parto e me contou que a algum tempo atrás as coisas eram ainda piores. Dai eu fico me perguntando. Essa gente aqui se diz tão mente aberta, como podem se submeter a isso?
Mudando de assunto...
Semana passada aproveitamos o feriado para conhecer Denventer, uma das 5 cidades mais antigas da Holanda. Fica ao leste do país, próximo da fronteira com a Alemanha. Ficamos 2 dias e nos divertimos muito. A cidade tem arquitetura diferenciada, não é aquela mesmice de muitas cidades holandesas.
Jaboticaba Preta
- Jaboticaba Preta
- Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!
sábado, 30 de maio de 2009
domingo, 24 de maio de 2009
Ainda vivo
Muito obrigada pelos recados durante minha ausência. Estive, e ainda estou me recuperando, de uma grande infecção intestinal. Felizmente já estou melhor e com ânimo para continuar escrevendo.
Gente, nessas horas de doença, como é triste viver longe da mamãe de do papai :(
Gente, nessas horas de doença, como é triste viver longe da mamãe de do papai :(
Assinar:
Postagens (Atom)