Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

sábado, 19 de setembro de 2009

as 7 Maravilhas da Natureza


Claro que me deixaram fora da lista :P hehhe mas tudo bem, o Brasil está bem representado com duas maravilhas entre 14 finalistas: A Amazônia e as Cataratas do Iguaçu.

http://www.new7wonders.com/

Eu já votei. :)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bebê Jaboticaba ainda não tem nome, só sobrenome.

Hoje oficializamos o sobrenome do nosso jaboticabinha :)

A princípio a criança pode ter apenas o sobrenome do pai ou o da mãe. A regra se aplica a todos os demais filhos do casal. A combinação dos dois nomes não é possível na lei Holandesa. (Leia mais aqui) Quando a criança nasce o pai tem até 3 dias úteis para registrar a criança e automaticamente terá o sobrenome do pai. Mas e se quiser ter o sobrenome da mãe? Bom, daí tanto pai quanto a mãe da criança devem comparecer na gemeente (prefeitura) antes do bebê nascer e fazer o que eles chamam aqui de "akte van de burgerlijke stand", (não sei a melhor tradução para este procedimento, mas é a escolha do sobrenome da mãe para a criança antes dela nascer).

Nosso caso: Eu Jaboticaba Silva e Jaboticabo Preta queremos Silva Preta para nosso Jaboticabinho. O que fazer? Segundo as regras, ou Jaboticabinho Silva ou Jaboticabinho Preta

Porém existe um 'jeitinho' brasileiro para este problema. Em primeiro lugar, uma boa leitura do que a gemeente (prefeitura) diz a respeito do assunto é fundamental pois em geral e por culpa da burocracia, os funcionários muitas vezes fazem suas próprias leis (nada diferente do que acontece no Brasil...) e sempre acontece do funcionário não concordar com mudanças de suas tradições, ainda mais se um estrangeiro estiver envolvido.

Bom, vou citar aqui os passos:

1- Somos oficialmente casados e eu carrego na certidão de casamento o meu sobrenome e o sobrenome do meu marido.

2-Aqui vai a dica importante: Quando registramos minha permanência na Holanda para morar aqui, para o Sobrenome eu dei os dois sobrenomes: meu (Silva) e do Jaboticabo (Preta). No dia a funcionária da gemeente não estava querendo aceitar, mas eu insisti que lá no Brasil depois de casada, a mulher é legalmente chamada pelos dois sobrenomes e sem hífem! (Exemplo: Jaboticaba Silva Preta e não Jaboticaba Silva-Preta) e que até no meu passaporte o dois sobrenomes apareciam. Pois bem, ela aceitou e registrou: Silva Preta (sem o hífem). Pela lei, o hífem entre os sobrenomes impedirá que a combinação seja aceita.

3-Fomos até a prefeitura e pedimos para fazer o "akte van de burgerlijke stand", apresentamos nossos passaportes, a funcionária imprimiu o documento que mostra meu registro na Holanda e o sobrenome do bebê será: Silva Preta. E quando bebê nascer, papai Jaboticabo só precisa levar a certidão emitida pelo hospital, documentos pessoais e o(s) nome(s) para o bebê.

Para quem lê em holandes e está interessado no assunto. Leia mais nestes sites:

Instruções segundo a gemeente Rotterdam:

Akte van de burgerlijke stand

Geboorte

Bom, agora só nos falta escolher o primeiro nome....eita tarefa difícil!! :P eheheh

Beijocas da família Jaboticaba