Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O fim de semana

Nem as chuvas rápidas conseguiram tirar o brilho do sol MARAVILHOSO deste fim de semana. Ontem era data festiva aqui em casa. Jaboticabão e eu estavamos de aniversário. Dia de relembrar o dia mais importante de nossas vidas, o dia do nosso casamento. Por isso o meu blog tem essa data como de aniversário :)

Aproveitamos o dia lindo e fomos caminhar no centro de Maastricht. Muitos já tinham me falado e agora tenho certeza. De todas as cidades holandesas, Maastricht é de longe a mais bonita. A cidade ainda preserva vestígios do período que os romanos (fundadores) estiveram por aqui. Atrações culturais durante o ano é o que não falta. Mas o melhor são as boutiques e lojas com muitas opções de compras.

Maastricht merece um post à parte. Mas deixo pra vocês as fotos abaixo como amostra.

Vestígios da muralha que cercava a cidade


Uma das várias igrejas. Esta é toda de pedra

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os belgas comem o que?

A Adriana do blog Farofa de Tulipas me perguntou onde moro. Então, me escondo num lugar tão pequeno, mas tão pequeno que pra vocês terem idéia da grandiosidade do lugar recebemos ontem um cartão com uma nota de falecimento de um morador que é claro, nunca ouvimos falar a respeito. Isso mesmo. Aqui quando morre alguém TODOS os moradores recebem o cartão. Na vila aqui, tem várias lojas de móveis, restaurantes, bares(lógico né, todo lugar do mundo tem que ter um buteco!), igreja, praça, memorial de guerra (I e II guerras),escola, uma única panificadora e NENHUM supermercado. Eu fui na panificadora e lá eles só vendem pão (super delicioso), chocolates e bolos (nem ouso olhar pra eles), mas tipo se você quiser leite ou frios eles não vendem! Perguntamos para a vizinha, uma senhora muito simpática, e ela nos disse que supermercado só em vilas próximas e só mesmo indo de carro. E que maravilha para quem não dirige! Fico me perguntando o que o povo daqui come, se estocam mantimentos.

Tudo aqui é muito lento e ainda bem que estamos com internet, do contrário eu iria PIRAR rsrs. Foi e está difícil colocar a vida em ordem. Nossa mudança ainda não chegou. Estamos meio que acampados aqui pois não iríamos esperar tanto tempo longe um do outro. Jaboticabinha estava se acabando de saudades do pai. A maior lição que tiro nessa mudança é que eu preciso controlar meu stress e não permitir que isso afete minha saúde. Só para vocês terem uma idéia do grau que chegou, em abril minha menstruação não veio. Pensei na hora que estivesse grávida. Fiz o exame e deu negativo. Final do mês, novamente não veio. Outro exame e novamente negativo. A vila toda aqui só tem 2 huisarts (médicos da família)e até agora não pude marcar consulta pois meu cartão de seguro saúde veio com o nome errado!

Ontem jaboticabão, deu um suspiro e disse: "É meu amor, tanto trabalho mudar, tanta burocracia, tanta enrolação. Isso tudo e nossa passagem pela Bélgica será apenas por um período curto de tempo. Se não ocorrerem mudanças, nossa estadia aqui será de no máximo 3 anos."

Preciso aproveitar o que de melhor há na região enquanto der :)

beijocas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Começando do comecinho

Já faz um tempinho que jaboticabão recebeu uma proposta maravilhosa de emprego aqui na Bélgica. Foram longos meses de negociação. O projeto de trabalho dele na Holanda já havia terminado e a preocupação em conseguir algo melhor no meio dessa crise braba estava nos deixando um tanto preocupados. O projeto é para 1 ano com a possibilidade de extensão para mais 3. Veremos.

Mudar nem sempre é a melhor opção. Você sempre terá pontos positivos e negativos. Minha estadia na Holanda foi mais ou menos. Muitas vezes mais menos que para mais. Mas mesmo assim considero os períodos 'menos' como aprendizagem. Me desgastei tremendamente depois que o jaboticabinha nasceu. A creche dele só me deu problemas e lá no trabalho o clima tava pesadão com novas mudanças, mais cobranças, mais workload e o mesmo salário. Eu ja estava em busca de um novo emprego quando jaboticabão recebeu a ótima e irrecusável oferta de emprego. Todos os dias amargávamos quase 4 horas nos congestionamentos num trecho de menos de 40 km. Hoje ele gasta apenas 30 minutos do dia entre ida e volta do trabalho. Quem mais esta aproveitando é o jaboticabinha que pode desfrutar mais do papai em casa.

O ponto negativo mais forte no momento para mim é não estar trabalhando fora. Mas no momento estou apenas focando na nossa mudança, conhecendo lugares que ainda não conhecia. Ficamos muito tempo sem internet, tv e telefone. O jeito belga de fazer as coisas é bem diferente do que estávamos acostumados.Levou séculos para instalarem. Nesse meio tempo perdi o casamento real do Will & Kate (lindooooooo assisti hoje cedo no youtube), a morte do Bin Laden (será ele mesmo?) e perdi a Eurovision 2011 (fiquei chateada que os holandeses foram desclassificados)

Anyway, moramos na parte flamenga da Bélgica. O idioma oficial aqui é o holandês, mas eles falam bem diferente. Usam outras palavras e o sotaque é o que mais diferencia. Em compensação, e apesar de alguns probleminhas com burocracia, o povo é muito, mas muito mais gentil e prestativo que os vizinhos do norte. Pra quem levou tanto coice, estou achando aqui o paraíso kkkk

Talvez o que mais gosto daqui por enquanto é o fato de vivermos num país neutro. Sim, pois os jaboticabas machos aqui de casa nasceram na terra dos tamancos. Sem mentira, é muito mais tranquilo falar dos problemas daqui sem aquele fantasma te apontando o dedo e dizendo: "Cuidado com o que você for falar do país do teu marido e filho".

Beijocas para vocês ;)

sábado, 14 de maio de 2011

Recomeçando do ZERO


Depois de quase um mês longe do blog, de tudo e todos, convido meus queridos visitantes que aqui passam para embarcarem numa nova jornada.

O blog, assim como a vida dos habitantes do jaboticabal, passará nos próximos dias, meses e quem sabe anos, por mudanças radicais. Aos poucos, enquanto a poeira abaixa, vou contando pra vocês esse recomeço. Um recomeço do zero, agora não mais na Holanda. Aguardem novidades :)