Os principais pontos turísticos da cidade são a Basílica de Tongeren "Onze-Lieve-Vrouwe Basiliek", o museu Galo-Romano e as ruínas da antiga muralha que cercavam a cidade durante a idade média. Nós não entramos na Basílica e nem no museu. Mas um dia acredito que seja o suficiente para conhecer as duas principais atrações.
O centro da cidade é de fácil acesso, tanto de carro quanto de trem e ônibus partindo de várias cidades da Bélgica e também de Maastricht na Holanda.
O ponto positivo da cidade: O povo é bem simpático e há muitas lojas e boutiques com grande variedade para as compras. O imposto na Bélgica é de 21%, mas mesmo assim roupas são mais baratas e muito mais bonitas. E como citei acima, o acesso à cidade é tranqüilo. Nós fomos de ônibus e também de lá partimos de trem para Liège/Luik então posso confirmar que quem for de transporte publico pode ficar tranqüilo que funciona.
O ponto negativo: A cidade é limpa, não há lixo acumulado ou jogado no chão, porém os prédios são muito mal conservados (tipo pintura). Isso deixa a cidade com uma cara feia. Quem é de Curitiba ou conhece o lugar pode ter uma idéia do exemplo de comparação que vou usar: Região do Terminal do Guadalupe.
Para conhecer mais a respeito da cidade leia estes sites:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tongeren (em português não há muita coisa não)
http://www.tongeren.be/
ruínas da antiga muralha |
centro da cidade com a torre da basílica ao fundo |
Basílica de Tongeren |