Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

sábado, 31 de julho de 2010

Trópico de Capricórnio

Quinta-feira passou em um canal belga o documentário da BBC- Trópico de Capricórnio. Simon Reeve viajou ao longo a linha do trópico que corta a Afríca do Sul, Australia e America do Sul.

Confesso que assisti apenas a parte final da viagem que começa no Chile e termina no Brasil. O tema para este documentário é fantástico, agora, as entrevistas e filmagens deixaram muito a desejar.

O guia brasileiro, que acompanha o britânico, despreparado ao máximo, cometeu gafes sobre gafes. Ao cruzar a fronteira entre o Paraguai e o Brasil, já começou com a pérola de que a cidade de Foz do Iguaçu surgiu do trafico de drogas na região. Aposto que ele nunca leu sobre a cidade, a hidroeletrica de Itaipu binacional que gera royalties para o município, a indústria turística segunda cidade brasileira em número de leitos. A viagem seguiu até São Paulo e lá ele começou a  lavar roupa suja, enfatizando a violência e a pobreza. Para nós que moramos fora do país, esse tipo de reportagem é um tiro no pé.

No youtube tem o documentário completo. O trecho do Brasil é este ai abaixo. Lembrando que o início do vídeo ainda fala sobre o Paraguai:

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Testando

Ueba! Voltou a funcionar! Depois de varios "crtl+alt+delete" do genero, o editor de texto voltou a funcionar.Ainda nao sai o texto devidamente acentuado.

Estou no trem indo para o trabalho. Anda acontecendo umas coisas chatas la no trabalho e gostaria muito de compartilhar com voces.

Antes de entrar em licensa maternidade, meu chefe anunciou que estava deixando nosso time e que a partir de dezembro ele iria trabalhar em outro departamento. Eu ja suspeitava de que isso iria ocorrer pois no terceiro trimestre ele tirou ferias justamente no periodo de elaboracao do orcamento do ano seguinte e o que ele havia feito deixou muitas dores de cabeca para os ddmais. Mas mesmo assim fiquei sentida com a saida dele.

A partir dai foram varios candidatos entrevistados e o melhor selecionado desistiu da vaga no final de novembro. A essa altura eu ja estava de licensa e apenas fui informada de que um externo iria ocupar a funcao ate que outro candidato
fosse escolhido.

Quando voltei da licensa em marco a situacao era essa:
- colegas extremamente desmotivados;
- um antigo colega de volta ao time(super eficiente, mas tremendo control-freak);
- meu substitudo na licensa deixou um rombo de 6 milhoes dos quais ainda faltam 85 mil para reconciliar;
- um chefe interim mais liso que sabonete molhado; e
- promessa de um novo chefe a partir de maio.

Maio chegou, novo chefe, promessas de mudancas e solucoes.
Bem estamos no final de julho e confesso que nunca me esgotei tanto como recentemente. Os detalhes eu contarei no proximo post, mas ja dou uma colherzinha de cha. Meu novo chefe faz o estilo "whatzup dude"...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Telemarketing na Holanda

O diálogo foi em holandês a poucos minutos!

Telefone toca aqui em casa.

- Bom dia senhora, aqui quem fala é asletoiehgdkhaghoeiho da empresa asdfgjtheqhwih. Estou a procura da senhora Jaboticaba.
- Bom dia, sim, sou eu mesma. Desculpe eu não entendi, de que empresa você está ligando?
-É da empresa sheheoehoihohwehehow. A senhora mesmo ligou pedindo informações.
-Moço eu raramente faço ligações telefonicas. Por favor, de qual empresa você esta ligando?
-É da empresa hseheohgoskghisf.
-Desculpe, mas você poderia me explicar em inglês o que quer? Eu não estou te entendendo.
-ãh? Inglês? Ih dona, meu inglês é ruim.
-Não tem problema. O meu holandês é ainda pior.
- Hmm, bem, nesse caso senhora, estou sem a mínima vontade de falar em inglês. Obrigado pelo seu tempo e até logo.
-Até logo!

Se esse funcionário de telemarketing precisar do emprego pra sobreviver..... :P

Diergaarde Blijdorp - Rotterdam

Ontem tivemos um dia super agradável, apesar do tempo ruim. Fomos com um casal de amigos ao zoológico Blijdorp em Rotterdam.

No começo eu estava meio relutante com a idéia de levar o jaboticabinha, afinal ele só tem 7 meses e não iria entender muito. Engano total. O bixinho amou, principalmente os peixes e as girafas. Nós os adultos, gostamos de tudo é claro. Este é um ótimo passeio para levar amigos e parentes que estão visitando a Holanda. Há uma grande variedade de animais.

Vantagens da atração:
- Boa parte das atrações está em area coberta. Isso significa que, comparando com outras atrações públicas, pouco importa se esta chovendo ou nevando do lado de fora. Ha também uma grande area recreativa para os pequenos.
area recreativa

- O local é de fácil acesso tanto de carro, quanto por transporte coletivo. Se você for de trem, o zoológico é bem próximo da estação de trem -Centraal Station. Tem também amplo estacionamento e espaço suficiente para circular com o carrinho de bebê e cadeiras de roda pra cima e pra baixo;

-Horário: aberto o ano todo das 9-17h (inverno) e das 9-18h (verão);
-Oceanium. Um 'aquário interativo' . Você passeia por dentro dele. Visite primeiro antes das demais atrações, pois gasta-se muito mais tempo lá do que nas demais.
oceanium

Recentemente nasceram vários bebês no zoo, mas só conseguimos ver o bebê elefante (foto abaixo) e o bebê girafa.

E não deixe de conhecer o Bokito, um gorila que a pouco tempo foi manchete no mundo todo depois de atacar uma visitante. Não se preocupem, a segurança foi reforçada e não há perigo algum. Ontem ele não queria muito contato, estava escondido na toca.



Maiores informações (preços, mapa de acesso, vídeos, etc), consulte o site oficial Diergaarde Blijdorp. O site esta disponível em holandês e inglês.

Beijocas :)

sábado, 24 de julho de 2010

iPhone - Parte 2

O meu caso com o iphone parece mais caso de novela.... Desde que assinei com a operadora de telefonia T-Mobile, as minhas experiências com o iphone estão a cada mais decepcionantes.

A minha mais nova decepção é com a atualização do software (iTunes, etc) e também com a impossibilidade de redigir posts para o blog através do iphone. Não sei por que cargas d'água, a janela para digitar o texto simplesmente não abre mais. O máximo que consigo é postar comentários nos blogs que visito e assim mesmo minha identidade aparece: "Assim sou eu" ao invés de Jaboticaba Preta :S


Ontem à noite foi um tormento. Já era a segunda semana que eu tentava atualizar os aplicativos instalados no meu aparelho e também atualizar o software com a esperança de ter o problema de postar no blog resolvido. Mas  vou te falar, a incompatibilidade do ruWindows com o crApple é imensa. É uma grande dor de cabeça! O sistema travou de uma forma que até jaboticabão, um apaixonado por produtos da Apple ficou surpreso com a chatisse. A idéia seria desinstalar iTunes e instalar tudo novamente. Deu uma trabalheira..... No fim o programa foi excluido manualmente e agora vamos ver se vai funcionar. Este post estou digitando diretamente do computador.

Quando optei pelo iphone meu desejo era poder tranqüilamente usufruir do longo tempo gasto nas viagens de trem casa-trabalho. São as únicas horas do dia que tenho total privacidade (no quesito sem choro de bebê no pé do ouvido). Tirar fotos e mandá-las por e-mail aos meus pais no Brasil... E é claro, fazer chamadas telefônicas para a creche para saber o estado do jaboticabinha. Raramente envio mensagens de texto.

Meu contrato é de no mínimo 2 anos (vence em outubro de 2011). Um ano já quase se foi. Vamos ver se aguento até lá. E se conselho serve para algum leitor, NÃO compre iphone! :P


Beijocas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alors on danse

Por que as rádios aqui na Holanda repetem exaustivamente uma mesma música? Não aguento mais ouvir essa música. Toca pelo menos 5 vezes por dia! 

Water Pokken, Vijfde ziekte e agora, o que mais virá?

Um dos maiores dilemas trabalho x materninade é quando teu bebê fica doente. O jaboticabinha entrou na creche aos 3 meses de idade.E desde que entrou ele já pegou 5 vezes resfriado forte, com direito a parar no hospital com febre acima dos 39oC, water pokken (catapora) e agora esta com o vijfde ziekte.

Me corta o coração vê-lo neste estado. Alguns me dizem: "Ah é normal, toda (toda?) criança tem isso!" - Ah larga mão de paranóia, ele precisa criar anticorpos (precisa mesmo?)". Já outros pioram meu estado com comentários ainda mais animadores... "Nossa, como você teve coragem de voltar a trabalhar (nem eu mesmo sei de onde tirei forças)." "Coitadinho, ele é tão novinho e já teve tudo isso? Vocês devem estar realmente precisando de dinheiro pra deixá-lo nas mãos de estranhos!" Nem mais uma palavra sangrará menos o meu  coração já detonado!

Todo mundo precisa de dinheiro, claro não estamos passando fome, mas eu não consigo me imaginar trancada em casa. Eu não sou rainha do lar. Mas francamente, a falta de apoio para coinciliar casa-trabalho-maternidade é duríssima e cansativa. O jaboticabão me ajuda o máximo que pode com o jaboticabinha. Agora esqueça a casa....na concepção dele, limpeza = passar aspirador de pó 1 x por semana....banheiros então, nunca limpou!

Além do desgaste físico, tem também o emocional. Ontem passei um bom tempo no msn com meus pais. Me doia muito por dentro a alegria deles com a possibilidade de ver o netinho pela webcam. Queria muito que o jaboticabinha crescesse perto dos avós, tios e primos. Infelizmente só estou lhe oferencedo a companhia dos vírus e das perebas, também conhecido por creche.

Bom, vou curtir meu filhote que hoje é mamadag ;)  Beijocas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O esporte holandês provou ser como no comercial



O comercial acima ilustra o 'dom' para o futebol do garotinho Pieter van den Hoogenband aos 7 anos de idade. O garotinho perna de pau cresceu, conheceu a natação e além de conquistar vários títulos, consagrou-se campeão das piscinas ao ganhar 7 medalhas olímpicas, sendo 3 de ouro.






Pelo menos o nosso final de semana foi ótimo!

Como falei no post anterior, o final de semana foi muito quente e abafado. Jaboticabão gosta de futebol, mas estava nervoso para assistir a final. Segundo ele, a Espanha iria ganhar facilmente pois os jogadores, imprensa já davam os laranjas como campeões. Para mim a copa já havia terminado uma semana antes...

Jaboticabinha esta na fase de gritar ao extremo. O guela que tem esse piá. Ele grita com tanta força que uma, duas três vuvuzelas não fazem nem cosquinha nos nossos ouvidos. O pior é que ele ri quando a gente chama a atenção (o forças para aguentar a cara amarrada nessas horas kkkkk) .Dai quem que aguenta um calorão daqueles e gritos dentro de uma casa? :P  Pegamos o carro e saímos sem destino. As estradas desertas. O único movimento era o sentido praias-cidades. Chegamos até Middelburg, a capital da provícia Zeeland (Zelândia).

A cidade é uma tetéia. É a única cidade da Holanda que eu gosto no quesíto: modernidade e antiguidade. Fomos a pé até o centro e lá saboreamos um delicioso sorvete italiano. Hmmmm estava realmente bom! A praça estava aos poucos ficando cheia de torcedores laranjas. Alguns cafés tinham telões para a partida. Caminhamos mais um pouco e retornamos o caminho de volta para casa ao longo do mar. Ahh como estava linda a vista do mar sobre os diques. O céu estava claro e o sol radiava em todo o seu esplendor.

Chegamos em casa, fiz nossa jantinha e a do jaboticabinha. E depois curtimos nosso bebê, que para nossa felicidade o sistema gritos estava no MODE OFF hehehe

O jogo? Bem maridão só ligou a tv exatamente minutos antes do gol da Espanha :P Fiquei com dó dos laranjas. Tri-Vice é dificil de engolir.

sábado, 10 de julho de 2010

O Nicholas voltou para sua mãe!!

Essa é a informação que acabei de ler lá na comunidade (veja post anterior).

Esse caso mais aquele horroroso caso de terror envolvendo o jogador de futebol, Bruno, me tiraram o sono a noite passada. Tenho muita pena destas crianças que sofrem nas mãos de loucos.

.........

Mudando de assunto, mas que calorzinho nojento que faz hoje :P Cassamba!!! Não vai chover pra dar uma aliviada não? :(

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O caso Nicholas

Quando o jaboticabinha nasceu eu li sobre o caso Nicholas em uma comunidade do orkut para mamães na Holanda. Nicholas é um brasileirinho, filho da Erica com o holandês Michiel. O tempo passou e hoje fui ver como esta o caso. Para minha surpresa, a guarda do menino foi concedida à mãe, mas o pai fugiu com o filho.

Não conheço a Erica, tampouco sei os verdadeiros motivos da separação dela com o holandês Michiel, pai do seu filho. O caso dela ilustra bem o lado triste de uma separação que envolve a briga pela guarda dos filhos e o stress com a justiça internacional, que também é morosa e falha.

Mais sobre o caso, leia na comunidade do orkut: O Nicholas é brasileiro.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

E a minha bandeira?


Não resisti ao convite dos colegas e assisti o primeiro tempo lá no serviço. Eles estavam tão animados e doidos para relaxar um pouco o stress que estamos estes dias. Sexta-feira fez um calor fora do normal. Minha garganta doía por conta do ar-condicionado que faz um mal lascado, mas e quem aguenta esse calor grudento que faz por aqui? Ainda bem que o verão (leia-se dias quentes) é curto.

Gente, sem mentira, quando cheguei la na cantina era um silêncio total. Entre os poucos torcedores, eu era a única do contra. Cheguei lá animada, gritando Brasil, Brasil mas mandaram eu fazer silêncio que eles queriam ouvir a transmissão do jogo. No começo não entendi, mas depois eu vi que era assim que eles assistem os jogos - no maior silêncio. Claro, sempre tem os que cochicham um pouco mais alto. Reclamaram um monte do juiz, da violência brasileira (disso eu morri de vergonha), mas mesmo assim o silêncio era dominador. Nunca vi coisa igual, fiquei passada.

Cada dia entendo menos o país onde vivo. Na tv mostrou várias imagens de pessoas alegres, vibrantes. Prefiro acreditar que foi apenas um caso isolado. Claro que não quis ficar para assistir o segundo tempo. Já era frustrante assistir copa do mundo fora do Brasil, imagine assim, em clima de cemitério?

Bom, não vou mais fazer bolo de fubá e agora é torcer para que em 2014 eu esteja lá no Brasil :D

Na casa do inimigo



Ai que vontade de estar é no Brasil para assistir essa partida....






Daqui 1 hora e pico (16h - hora local), todos irão assistir a partida lá na cantina. Eu ainda não decidi, afinal, serei a única torcendo contra :D e estamos fechando o segundo trimestre + semestre. Esta uma locura. Para me livrar dos chatos de plantão, prometi bolo de fubá caso o Brasil ganhe :D Os gulosos já até querem saber como é o sabor kkkkkk





Vai Brasillllllllllllllllllllllllllllll eu quero comer bolo!!!!! e não quero tirar minha bandeira do escritório e não quero mais ouvir as marchinhas pró-Oranje hehehe




Beijocas Jaboticabais :)