Não querendo comparar Brasil x Holanda, quem é melhor ou pior, porque esse não é minha intenção. Mas quando penso que já vi de tudo, um novo fato traz a tona o choque cultural entre os dois países . Isso me surpreende e deixa zonza.
Aqui é comum você ler e ouvir a aflição das gestantes (eu fui uma!) que morre de medo de parir da forma mais comum aqui, que é o parto domiciliar, normal, sem anestesia e apenas com parteira. O medo maior não era a dor em si, mas E SE algo desse errado e não saisse comforme o script?! Holandeses em geral são iguais a formula de excel. Se algo der errado, não tem como seguir à diante.
Mas eu não quero falar de parto não. Eu quero é compartilhar algo que aconteceu ontem e que me deixou extremamente chateada. Foi uma festa de aniversário. Quem mora na Holanda e já participou de alguma festa (sessão de tortura) de aniversário sabe que o ritual é sempre o mesmo e seguido rigorosamente à risca. Nenhum item pode ser invertido:
1. Comprimentar a todos: aniversariante, familiares e demais presentes com a frase: Gefeliciteerd! (Parabéns) e entregue de imediato o presente para o aniversáriante. Jamais vá de mãos vazias. Se possível leve flores também.
2. Sente numa das cadeiras em círculo e o anfitrião te oferecerá uma bebida (em geral café, chá, vinho e sucos são os mais oferecidos).
3. O anfitrião te oferecerá UMA fatia de torta (o bolo do aniversário)
4. Mais bebida é oferecida.
5. Depois de muito blá,blá, blá (quando tem), o anfitrião oferecerá uns aperitivos: pedaços de queijo, azeitonas, chips.
6. Mais bebida é oferecida. Dizem que quando essa bebida é oferecida é porque o anfitrião quer logo acabar com a festa.
7. Eu ainda não aprendi a reconhecer a hora certa para acabar (salvo se no convite já estava expresso a hora de terminar), mas quando alguém se levanta para ir embora é porque a festa oficialmente acabou. Prolongar é torturante tanto para os que ficam quanto para o anfitrião que tem que fazer outras coisas (limpar a casa por exemplo).
8. Se despedir de todo mundo e dizer para o anfitrião que a festa foi: Gezellig! (Legal, maneira jóia)
Em geral as festas duram em torno de 2 no máximo 3 horas. Juro que representam muito mais tempo.
Ontem fomos convidados para uma festa de uma garotinha que havia completado 3 anos. Para se ter uma idéia, as únicas crianças na festa foram a aniversariante e o jaboticabinha. Haviam no total 12 adultos. Os pais são separados e vivem às turras. O combinado seria do pai levar o bolo do aniversário na festa.
Chegamos lá 14:45. Depois de ter cumprido o ritual #1 a mãe da menina nos ofereceu bebida e disse que o bolo estava a caminho com o pai da guria.
16:00- Novamente bebida é servida e a mãe da aniversariante, já aflita, começa a ligar para o ex pedindo o bolo. A menina, começa a chorar e gritar pedindo pelo pai.
16:45- Finalmente a mae da menina resolveu colocar uns petiscos na mesa (um potinho de azeitona e queijo em blocos) e ofereceu mais bebida. Os marmanjos voaram em cima e nem deu tempo de pegar uma azeitona. Os adultos cantaram a verão holandesa do parabéns para você. A menina entrou em exctase, mas em seguida começou a a chorar e inconsolada porque o pai ainda não tinha aparecido. Desde cedo ela o aguardava (e nós o bolo :P) e a mãe que nem uma barata tonta e morrendo de raiva por não ter o bolo.
17:00- Jaboticabinha acabou com o estoque de lanchinhos que levei e já queria comer a janta. Jaboticabão não exitou. Levantou e anunciou à todos que iriamos embora. Foi aí que a mãe da aniversariante, contrariada e morrendo de raiva, finalmente resolveu quebrar a regra #3 e partir logo para a #5. Mas nós ficamos sem comer nada mesmo, pois até ela terminar de passar algo nas torradinhas, iria até as 18 horas!
Quando chegamos no estacionamento, vimos o pai da guria finalmente dando o ar da graça e trazendo a caixa de bolo acompanhado da nova namorada e o filho mais velho (de um outro relacionamento). Já era tarde mesmo. Apenas os cumprimentamos e fomos embora, cansados e morrendo de fome, afinal, Jaboticabão tomou 2 xícaras de café, 1 copo de coca-cola e eu 3 xicaras de chá.
5 comentários:
Jaboticaba, meu estomago nao suporta o café com bolo, entao troquei pelo chá nas ultimas que fui.
Sábado foi aniversario de um amigo do Chris e até que estava legalzinho ficamos lá das 20:00 as 2 da manha, mas fui em uma que sentou um circulo enorme e ninguem falava, um olhava pro outro e o assunto nao vinha .... depois quando começaram a beber o 3ºcopo que começaram a conversar. bjuss
E' uma meeeerda ! Tortura essas festas de aniversario, mal servidas e todo mundo sentado num circulo igual a terapia de grupo. Comida AMARRADA, que uqnado sai e' servida naqueles mini potinhos - ou entao na propria embalagem do supermercado. Jabo, numa festa uma vez a dona de casa percebeu que a comida tava pouca, foi na geladeira e pegou um saco com uvas (sem lavar) e saiu toda orgulhosa passando o saco pelos convidados (e dizendo "Sao boas ! Comprei no MAKRO!"). E eu nao posso dizer essas coisas la no meu blog, NAO POSSO ENTENDEU ? O leitorado holandes iria se reconhecer...
@Dani. E haja alcool para essa turma se animar não é? kkkkk Eu também fico só no chá. Haja estomago....
@Ana. kkkkkk ta loco to rindo muito das uvas. Aproveita para desebafar aqui :D
Gente, coitados de vcs! eu tento fugir dos aniversarios holandeses, mas jah fui em um polones que, pasmem, foi muito fior...a fatia de bolo era quase transparente e soh tinha cha, cafe e uns sucos xexelentos do aldi. Bert jah foi levar Victor num aniversario sueco de crianca e a comida estava escondida! nem cafe pros pais tinha...
Morri de rir com a parte do excel...pior que eh asism mesmo!
ha ha ha
Amiga, festa de aniversario de criança so no Brasil. Pelo menos por aqui, apenas as crianças sao convidadas. Levo a Chloé para a festa em questao, ela fica la por duas ou três horas brinca de maquiagem, de fazer colar, se fantasia e eu aproveito para curtir esse tempo fazendo outras coisas. Adoro aniversario de criança na França! Beijos!
Postar um comentário