Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

sábado, 10 de outubro de 2009

Amamentação

Enfim, cheguei na 30a semana de gestação! Bebê Jaboticaba pula sem parar e tem horas que se mexe tanto que da a impressão de que vai cair para fora da barriga kkkkk Ando tão cansada e exausta que pouco entro aqui no blog. Mas em breve vou entrar em licença maternidade, dai é claro, vai sobrar mais tempo para papearmos ;)

Esta semana ouvi e li a respeito da amamentação que me deixaram pensativa. Minha sogra e cunhada não amamentaram seus filhos. Segundo elas, isso é bobagem e toma muito tempo e que o leite em pó é mais prático e saudavel.

Com o baby-booooommm no meu trabalho (agora são 7 bebês em 1 ano) o assunto mais comentado é relacionado a bebês. O aleitamento materno é discutido de forma bem diferente do que seria no Brasil, por exemplo. Uma colega lamentou o fato de ter parado de amamentar por causa do retorno ao trabalho. Existe uma lei que a mulher pode 'ordenhar' o leite em local de trabalho. Porém muitas empresas não fornecem um local apropriado para as mães realizarem com o mínimo de privacidade.

Aqui o incentivo ao leito materno é modesto, comparado com as campanhas brasileiras. Amamentação em público é algo raro de se ver por esses lados. Eu mesma só vi uma vez em um restaurante uma mãe amamentando seu bebê de maneira super discreta. Ela o cobria com seu cachecol. Ah, um detalhe, ela não era holandesa.

E onde vocês moram, como é tratado o assunto da amamentação?

4 comentários:

Dani dutch disse...

OI Jaboticaba, bom eu ainda não sou mãe, mas também como você comentou, nunca vi uma mãe amamentando o filho, sei lá, as vezes acho uma frieza só com os pequeninos.
Todo mundo sabe que o leite materno é muito mais que otimo para os bebês, claro, quem não tem leite tem que partir para outras formas, mas deixar de amamentar pensando na praticidade, aí sei lá viu ...
Bjusss para a familia jaboticaba

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Posso dar palpite?
Amamentei todas as 4 crias, achava ótimo, prático. Além de todo o blábláblá de cca saudável e anticorpos, eu achava o máximo ter uma "mamadeira" portátil, temperatura sempre ideal. Nao precisava carregar leite em pó, mamadeira limpa, ter q me preocupar onde lavar, água quente e todas essas coisas. Mas eu tb sempre fui super desencanada, amamentava em qqr lugar, jogava uma fraldinha de pano, uma manta por cima e td bem...
Recomendo, além de que acalenta o bebê, e faz um bem danado aos nossos coraçoes (mae e bebê). Qdo maiorzinhos, (por volta de 5,6 meses) na maioria das vezes eles mamam com os olhinhos abertos e dao sempre uma olhadela no nosso rosto, como q dizendo: "Isso aqui tá bem bom, obrigado viu mae?".
Cada um cada um. Mas é tao natural, pq dar leite de vaca à bebês? leite de vaca é pra bezerros, ou nao?
Mas nao sou muito a favor da amamentaçao prolongada nao, os meus dixaram de mamar no seio por volta dos 10, 11 meses...E tb nunca fui radical, se achava q mesmo depois do seio ainda tinham fome, dava tb uma mamadeira.

Beijocas,

Jaboticaba Preta disse...

Dani e Carla, concordo com vocês e obrigada pelas dicas! Vou tentar amamentar o jaboticabinha. Tomara que de certo!

Beijocas