Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

domingo, 17 de janeiro de 2010

O meu parto na Holanda

Jaboticabinha já está quase entrando na faculdade e eu ainda não falei sobre o momento mais importante da vida dele até agora: seu nascimento hehe Atendendo ao pedido dos leitores, aqui vai um breve resumo da novela...."O meu parto na Holanda".

O jaboticabinha estava previsto para nascer dia 12/12. Por motivos de saúde (pressão alta) precisei entrar em licença maternidade no dia 3/11. No dia 14 de dezembro, as 05 da manha a bolsa estorou. Era um fluxo continuo,mas bem fraquinho. O que me preocupava era o sangramento que aumentava. Para vocês terem uma idéia, tinha que trocar o absorvente (noturno) a cada 30 minutos. Liguei para o hospital e a tarde fomos para um check-up.

A medica de plantão fez o exame de toque, super dolorido e confirmou que a partir daquele momento o bebe poderia nascer. Na ultima consulta do pre-natal já estava combinado de que não iriam esperar muito (como é o costume de muitas parteiras e hospitais daqui da Holanda) Enfim, voltamos para casa, jantamos e terminei de assistir (pela milésima vez) Senhor dos Anéis. Amo demais a trilogia.

As 02 horas da manha, jaboticabinha resolveu vir ao mundo. As contrações vieram fortes e cada vez mais freqüentes. Maridon controlava calmamente os intervalos de cada contração para ter certeza de que era realmente à hora. Sem mais duvidas, fomos para o hospital as 03:30. Imediatamente fomos encaminhados para à sala de parto. O medico que me examinou e disse que eu ja estava com 7cm de dilatação. Duas enfermeiras comentaram entre elas de que era impossível tanta dilatação em tão pouco tempo. As contrações estavam cada vez mais fortes e em intervalos cada vez mais curtos.

No meu plano de parto eu pedi anestesia. O medico perguntou mais uma vez se eu realmente queria. Claro que nem pensei duas vezes rsrs A peridural foi como ter "tirado a dor com a mão". Voltamos para à sala de parto e pelos aparelhos dava para perceber que as contrações vinham. Eu não sentia nada. Estava no céu hehe As 7 horas o medico fez mais um exame de toque e disse surpreso: "você já esta com dilatação máxima! Agora é só esperar o bebê descer o canal vaginal". As 2 enfermeiras ficaram ainda mais espantadas e nos disseram que isso era raro, ainda mais no caso de 1o filho.

Então ficamos esperando o moço resolver 'descer'. E que espera... Volta e meia vinham controlar minhas contrações e os batimentos cardíacos, meus e do bebê. As 10 horas tiraram uma amostra de sangue da cabeça do bebe e em poucos minutos voltou o medico junto com outra medica e sentenciou:

"eu sei que será frustrante para você, ainda mais que teve dilatação completa em tempo tão curto, mas precisaremos fazer uma cesariana de emergência. O bebê não desceu no canal, suas contrações pararam e o nível de oxigênio dele esta baixando."

Confesso que fiquei tranqüila e apenas pedi que fizessem de tudo para meu bebê nascer perfeito. Em 20 minutos meu tesouro viu a luz. Nasceu perfeito, cheio de saúde muito e lindo.

Apesar do parto ter sido tranqüilo e bem sucedido, minha recuperacao pos-parto foi difícil. Agradeço a Dus que a equipe médica do hospital fez de tudo para me ajudar. Fiquei extremamente satisfeita com o atendimento. A amamentação foi um desastre. Tive que tomar antibiótico por 10 dias e fui proibida de amamentar. Após fracassadas tentativas, meu bebe se estabilizou mesmo foi no leite de formula.

Conselhos para quem for parir na Holanda:

1- Tenha fé, muita fé em Dus de que tudo vai da certo, mas não se esqueça de fazer a sua parte também. Uma gravidez saudável é fundamental para que tudo de certo.
2-leia e pesquise muito sobre o parto aqui na Holanda, principalmente os profissionais e os hospitais.
3-Faça juntamente com seu parceiro, parteira ou equipe medica, um bom plano de parto. Eu li a primeira vez no blog da Holandesa e gostei muito (obrigada Holandesa!). O plano de parto ajuda muito a afastar os fantasmas que as histórias macabras de parto que sempre vemos por ai. Pois quando colocamos no papel nossos medos e anseios, a comunicação melhora muito, ainda mais que o idioma é um grande obstáculo.
4-Seja muito feliz. Apesar do que acontecer, mantenha sempre o espírito alegre ;)

Dúvidas é só mandar ver.

Beijocas :D

5 comentários:

Dani dutch disse...

OI Jaboticaba, tudo bem?
Eu estava super anciosa pra ver o post sobre o parto, pois eu não tenho filhos ainda, e quando chegar a minha vez espero que corra tudo bem também.
E mesmo sem saber direito quando era o dia do nascimento do Jaboticabinha eu tinha rezado e pedido pra DEus proteger vcs dois e que tudo desse certo.
Bjusss

Karla Andrade disse...

Oi Jaboticaba
Eu também estava como a Dani doida pra ler sobre o parto rssssss ainda bem um relato que nos deixou mais calmas em relaçao a isso.
Muita sorte pra voces e um beijinho pra o Jaboticabinha rss fofinho seu pacotinho de algodão.
Karla

Jaboticaba Preta disse...

Obrigada Dani e Karla :D Beijos

Anônimo disse...

Oi meu nome é Fernanda, e estou gravida de 4 meses. Sou brasileira e estou vivendo aqui na holanda a 5 meses, ainda não falo o holandês só o básico. Estou com muito medo pq todas a mulheres que eu conheci aqui, e que teve filho aqui, diz que é um trauma, que é horrível, ja me disseram que os médicos te deixa sofrer só pelo fato de vc ser imigrante (não acredito muito nisso, pq sempre todo mundo me trata muito bem aqui)Mas são tantas histórias, que eu nem sei o que pensar. Bom, como eu li no seu blog, eu estou pesquisando sobre parto aqui na holanda, até mesmo para me tranquilizar...muito Obrigado pelo sua atenção. bjos

Jaboticaba Preta disse...

Oi Fernanda. Obrigada pela visita. Eu entendo os teus medos pois comigo foi a mesma coisa. O fato da nossa família brasileira não estar por perto, nos deixa ainda mais carentes de mimos que tanto precisamos.

Procure manter a sensatez (sei que é dificil) para não cair na armadilha de que todo parto na Holanda é um horror. Isso não é verdade. Há sim problemas e diferenças radicais, mas isso não significa que você também tera os mesmos problemas.

Procure se concentrar nas histórias que deram certo. Procure saber o que estas brasileiras e outras estrangeiras fizeram, como se prepararam para que tivesse uma boa gravidez e um parto com sucesso.

Beijos e curta muito a gravidez! :)