Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ser mãe depois dos 30, vale a pena?

Onde trabalho uma colega já nos seus 39 anos está grávida do primeiro filho. Recebe uma chuva de críticas por causa das constantes faltas ao trabalho.

Pois bem, esta semana fomos informados de que outra colega, esta já nos seus 43 anos, está grávida pela primeira vez. Baby BOOM!

Eu já passei dos 30, temos uma vida financeira estabilizada. Não evitamos já a 1 ano e até agora nada. Eu também não me desespero e se depender das histórias de terror sobre partos que ouço aqui na Holanda, jamais teria filhos.

Esta semana foi notíciario de que a Holanda está entre os países com o maior número de mortes de bebês após o nascimento. Eles dizem que a culpa é da gestante, da péssima comunicação (o que concordo, em especial entre as estrangeiras). Mas alguns costumes locais que observei entre a família do marido e conhecidas minhas me fazem pensar se realmente o esquema aqui é seguro:

*Parto domiciliar.Isso mesmo, a maioria das holandeses dão a luz em casa. Ainda acho bizarro.

*Parto normal e SEM anestesia. Cesariana, nem pensar! Quando falam que fulana teve uma cesaria, parece até o fim do mundo. Até recentemente,não haviam anestesistas de plantão à noite nos hospitais. Aqui lei da natureza: pirralhinho feito à noite, também nasce à noite não tem chances. Teria que aguardar até o nascer do sol....

*Enquanto aguarda, a parteira faz de tudo para que o parto entre na estatística de mais um parto normal bem sucedido. Vale tudo! Se o bebe "entalou", utilizam o fórceps e o sugador (não sei o nome científico do aparelho) que gruda na cabecinha do bebê e vai puxando....puxando.... Nem me pergunte como que fica a situação da mãe durante e depois do parto!

*Pré-natal não é como no Brasil, ou seja, não há o acompanhamento mês-a-mês da gestante para saber se esta tudo bem com a mãe. Aqui é assim, se você não se informar direitinho dos seus direitos, pode ter complicações sim.

Será que vale a pena correr os riscos só para dizer que é mãe?

Um comentário:

Jaboticaba Preta disse...

Só agora reparei que exatamente 1 ano depois dessa postagem, nasceu o meu jaboticabinha :D

Coincidências da vida...?!