Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bebê Jaboticaba ainda não tem nome, só sobrenome.

Hoje oficializamos o sobrenome do nosso jaboticabinha :)

A princípio a criança pode ter apenas o sobrenome do pai ou o da mãe. A regra se aplica a todos os demais filhos do casal. A combinação dos dois nomes não é possível na lei Holandesa. (Leia mais aqui) Quando a criança nasce o pai tem até 3 dias úteis para registrar a criança e automaticamente terá o sobrenome do pai. Mas e se quiser ter o sobrenome da mãe? Bom, daí tanto pai quanto a mãe da criança devem comparecer na gemeente (prefeitura) antes do bebê nascer e fazer o que eles chamam aqui de "akte van de burgerlijke stand", (não sei a melhor tradução para este procedimento, mas é a escolha do sobrenome da mãe para a criança antes dela nascer).

Nosso caso: Eu Jaboticaba Silva e Jaboticabo Preta queremos Silva Preta para nosso Jaboticabinho. O que fazer? Segundo as regras, ou Jaboticabinho Silva ou Jaboticabinho Preta

Porém existe um 'jeitinho' brasileiro para este problema. Em primeiro lugar, uma boa leitura do que a gemeente (prefeitura) diz a respeito do assunto é fundamental pois em geral e por culpa da burocracia, os funcionários muitas vezes fazem suas próprias leis (nada diferente do que acontece no Brasil...) e sempre acontece do funcionário não concordar com mudanças de suas tradições, ainda mais se um estrangeiro estiver envolvido.

Bom, vou citar aqui os passos:

1- Somos oficialmente casados e eu carrego na certidão de casamento o meu sobrenome e o sobrenome do meu marido.

2-Aqui vai a dica importante: Quando registramos minha permanência na Holanda para morar aqui, para o Sobrenome eu dei os dois sobrenomes: meu (Silva) e do Jaboticabo (Preta). No dia a funcionária da gemeente não estava querendo aceitar, mas eu insisti que lá no Brasil depois de casada, a mulher é legalmente chamada pelos dois sobrenomes e sem hífem! (Exemplo: Jaboticaba Silva Preta e não Jaboticaba Silva-Preta) e que até no meu passaporte o dois sobrenomes apareciam. Pois bem, ela aceitou e registrou: Silva Preta (sem o hífem). Pela lei, o hífem entre os sobrenomes impedirá que a combinação seja aceita.

3-Fomos até a prefeitura e pedimos para fazer o "akte van de burgerlijke stand", apresentamos nossos passaportes, a funcionária imprimiu o documento que mostra meu registro na Holanda e o sobrenome do bebê será: Silva Preta. E quando bebê nascer, papai Jaboticabo só precisa levar a certidão emitida pelo hospital, documentos pessoais e o(s) nome(s) para o bebê.

Para quem lê em holandes e está interessado no assunto. Leia mais nestes sites:

Instruções segundo a gemeente Rotterdam:

Akte van de burgerlijke stand

Geboorte

Bom, agora só nos falta escolher o primeiro nome....eita tarefa difícil!! :P eheheh

Beijocas da família Jaboticaba

7 comentários:

Dani dutch disse...

OI Jaboticaba, tudo bem?
Menina que cosia heim .. que burocracia... eu quando fui na prefeitura, trouxe minha certidao de nascimento em português, sabe tava com a cabeça nas alturas e nem me atentei a traduçao, aí graças a deus ela aceitou e deu continuidade nos documentos...
E eu assim que cheguei aqui, comprei um dicionário de holand6es portugues de Portugal também, nao tem nada no coitadinho .. rsrsr tudo que procuro num acho.. ai estava reclamando na escola e um aluno que é da Espanha me falou do van dale.. e voua té comprar ele .. ams se viu o preço do bichin .. só por DEus e tem outra da Prisma também.. mas o Van dale é mais completo...
Bjusss

Ciça Donner disse...

SÓ falta escolher o nome né mana??? Coisa bem simples!!!!

Olha, eu abri mao de tudo isso, inclusive do meu proprio soobre nome, cinco anos depois de sofrer na mao desse povo aqui. Nao tinha jeito, eu nunca era a Silva Sauro Donner... era sempre a Silva... mae do Joahan Donner, Manrique Donner e esposa do Bernardo Donner.... cansei!

Karla disse...

Oi Jaboticaba
Pois vim aqui menina ler tudo e voce falou de algo que ja tinha comentado com o love, que bom que tem esse jeitinho brasileiro meu nome vai ficar que nem o seu depois do casamento, haha vou seguir o mesmo caminho ou pelo menos tentat ne rsss.
Ah que bom a consulta foi otima que alivio hein? rss
beijos

Anaté Merger disse...

Oi Jaboticaba,
Uma recente lei francesa mudou a velha tradiçao do nome do pai nas certidoes de nasvimento. Hoje, quem quiser pode registrar a criança com os dois nomes e sem nenhuma burocracia. Chloé e Théo sao Merger de Araujo. Legal, ne?! Parou de ter os enjoos? Beijos!

Dani dutch disse...

OI Jaboticaba, tudo ebm?
Convido vc a distribuir uns cartõeszinhos vermelhos também, depois passa la no meu blog ...
Bjusss

Juliana disse...

oi!! obrigada pela visita!!!
nossa... tarefa dificil essa de regitrar por aí heim!!

nisso é mais fácil aqui rsrsrs

prabéns pelo baby e boa sorte na escolha do nome!!
bjinhos

Jaboticaba Preta disse...

Oi Juliana, eu que agradeço a tua visita.

Pessoal, o blog da Juliana é daqueles que a cada postagem, muitas lágrimas rolam pelo meu rosto :D O bebê dela é lindo!!!