Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dois pesos, duas medidas

Quem acha que só no Brasil a politica não anda bem das pernas, aqui na Holanda não é diferente. Claro que a baixaria de lavação de roupa suja só em tempo de eleição é muito mais forte em terras brasileiras.

A crise política do momento aqui é a questão da dupla nacionalidade dos ministros que fazem parte do goveno. A crise é tão forte que já ameaça ruir o frágil gabinete. É tudo uma questão de tempo.

Para entender a gravidade, precisamos ir por partes. Diferentemente do Brasil, a Holanda é uma monarquia (rainha Beatrix é a chefe de estado) e o país é governado pelo sistema parlamentar. Nas eleições gerais, os partidos eleitos com maioria de votos lideram a formação do gabinete. Nestas últimas eleições, 3 partidos de direita VVD, PVV e CDA conseguiram maioria o suficiente para formar o gabinete. Porém o processo foi lento e extremamente complicado - Esta coligação só foi possivel graças ao arranjo de que o PVV, o partido de extrema direita fizesse parte do governo, mas não teria comando. Um caso raro.

A questão da dupla-nacionalidade é ponto fundamental para os partidos de direita. Na verdade, eles não querem mais que turcos e marroquinos (muçulmanos), cuja dupla-nacionalidade é comum nestas comunidades, ocupem cargos do governo. O caso gerou desconforto até mesmo para a família real, pois a princesa Máxima (esposa do futuro rei) é também portadora da nacionalidade argentina.

As eleições foram em junho e fazem poucos dias novo gabinete liderado por Mark Rutte do partido VVD finalmente assumiu o governo. Isolado e sem poder de mando, Geert Wilders do PVV, abriu fogo contra Marlies Veldhuijzen. Ela é ministra da saúde no atual governo e possui 2 passaportes (holandes e sueco). Para o VVD isto não 'seria um problema'. Já o lider do partido de esquerda, PVDA,Job Cohen, exige que o atual primeiro-ministro peça desculpas no episódio da ex-ministra Nebahat Albayrak, que no governo anterior sofreu altíssima pressão do VVD para que renunciasse a nacionalidade turca.

Veremos como serão os próximos dias. Jaboticabão acredita que o gabinete não dure muito e logo teremos eleições gerais. Como dizem lá no Brasil: Tenso.

9 comentários:

olhodopombo disse...

QUEM DIRIA, ENFIM OS EUROPEUS VÃO ACABAR SE RETRATANDO.
não existe pureza em lugar algum, o mundo é um grande caldeirão,
VIVA a MISTURA......
te respondi la no blog sobre o cosme e damião

Dani dutch disse...

Olha, só por Deus mesmo e um caminhão de anjos...

E falando em peso, ando, ando e ando... mas a balança desce tão devagar, já foram dois anos e ainda tem muito kilo pra ir embora, mas vamos firmes na luta, vamos conseguir.
boa semana

Anita disse...

Esse blog retrata exatamente o que eu penso. VI uma vez numa revista a Albayrak dizendo: "nao deixo o Geert Wilders me definir como sou (enquanto figura) politica". Cara de pau essa ne ? Europeu/norte americano tudo pode. O resto do mundo tem que passar por pente fino.

Anônimo disse...

Excelente post !
Aliás, a discussão da dupla nacionalidade deveria gerar constrangimento até para a rainha, que também tem mais de uma nacionalidade. Ela tem dupla cidadania e, pelo que entendi, estava a caminha de uma terceira, a alemã.
Só eles podem ?

Abs,
Susana

Anônimo disse...

Desculpe, esqueci de anexar o link do texto ao comentário:
http://www.maxpam.nl/2009/03/beatrix-en-de-dubbele-nationaliteit/

Susana

Angie disse...

Aqui também começou uma conversa sobre a presença de muçulmanos no governo, mas nada muito sério (ainda)

Thais disse...

aqui na italia a politica é bem parecida com o brasil. o escandalo do momento sao as festas na casa do berlusconi com direito a garotas menores de idade fazendo aquilo mesmo que vcs imaginam....

Jaboticaba Preta disse...

Meninas, pra vcs verem como o processo de dupla nacionalidade eh complicado aqui por toda europa. Antes da 2 Guerra, obter cidadania europeia era exclusivo aos 100% europeus. Depois com a tremenda falta de mao de obra para reconstruir o continente, o pass livre foi um grande atrativo. Agora querer voltar as origens...

Beijocas!

Jaboticaba Preta disse...

Correcao: querer = querem

@susana, pois eh, assim como os filhos da rainha (o pai deles era alemao) e as netas, sao todos allochtones. Obrigada pela visita. Volte sempre!