Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Plano B

Não querendo comparar Brasil x Holanda, quem é melhor ou pior, porque esse não é minha intenção. Mas quando penso que já vi de tudo, um novo fato traz a tona o choque cultural entre os dois países . Isso me surpreende e deixa zonza.

Aqui é comum você ler e ouvir a aflição das gestantes (eu fui uma!) que morre de medo de parir da forma mais comum aqui, que é o parto domiciliar, normal, sem anestesia e apenas com parteira. O medo maior não era a dor em si, mas E SE algo desse errado e não saisse comforme o script?! Holandeses em geral são iguais a formula de excel. Se algo der errado, não tem como seguir à diante.

Mas eu não quero falar de parto não. Eu quero é compartilhar algo que aconteceu ontem e que me deixou extremamente chateada. Foi uma festa de aniversário. Quem mora na Holanda e já participou de alguma festa (sessão de tortura) de aniversário sabe que o ritual é sempre o mesmo e seguido rigorosamente à risca. Nenhum item pode ser invertido:

1. Comprimentar a todos: aniversariante, familiares e demais presentes com a frase: Gefeliciteerd! (Parabéns) e entregue de imediato o presente para o aniversáriante. Jamais vá de mãos vazias. Se possível leve flores também.

2. Sente numa das cadeiras em círculo e o anfitrião te oferecerá uma bebida (em geral café, chá, vinho e sucos são os mais oferecidos).
3. O anfitrião te oferecerá UMA fatia de torta (o bolo do aniversário)
4. Mais bebida é oferecida.
5. Depois de muito blá,blá, blá (quando tem), o anfitrião oferecerá uns aperitivos: pedaços de queijo, azeitonas, chips.
6. Mais bebida é oferecida. Dizem que quando essa bebida é oferecida é porque o anfitrião quer logo acabar com a festa.
7. Eu ainda não aprendi a reconhecer a hora certa para acabar (salvo se no convite já estava expresso a hora de terminar), mas quando alguém se levanta para ir embora é porque a festa oficialmente acabou. Prolongar é torturante tanto para os que ficam quanto para o anfitrião que tem que fazer outras coisas (limpar a casa por exemplo).
8. Se despedir de todo mundo e dizer para o anfitrião que a festa foi: Gezellig! (Legal, maneira jóia)
Em geral as festas duram em torno de 2 no máximo 3 horas. Juro que representam muito mais tempo.

Ontem fomos convidados para uma festa de uma garotinha que havia completado 3 anos. Para se ter uma idéia, as únicas crianças na festa foram a aniversariante e o jaboticabinha.  Haviam no total 12 adultos. Os pais são separados e vivem às turras.  O combinado seria do pai levar o bolo do aniversário na festa.

Chegamos lá 14:45. Depois de ter cumprido o ritual #1 a mãe da menina nos ofereceu bebida e disse que o bolo estava a caminho com o pai da guria.
16:00- Novamente bebida é servida e a mãe da aniversariante, já aflita, começa a ligar para o ex pedindo o bolo. A menina, começa a chorar e gritar pedindo pelo pai.
16:45- Finalmente a mae da menina resolveu colocar uns petiscos na mesa (um potinho de azeitona e queijo em blocos) e ofereceu mais bebida. Os marmanjos voaram em cima e nem deu tempo de pegar uma azeitona. Os adultos cantaram a verão holandesa do parabéns para você. A menina entrou em exctase, mas em seguida começou a  a chorar e inconsolada porque o pai ainda não tinha aparecido. Desde cedo ela o aguardava (e nós o bolo :P) e a mãe  que nem uma barata tonta e morrendo de raiva por não ter o bolo.
17:00- Jaboticabinha acabou com o estoque de lanchinhos que levei e já queria comer a janta. Jaboticabão não exitou. Levantou e anunciou à todos que iriamos embora. Foi aí que a mãe da aniversariante, contrariada e morrendo de raiva, finalmente resolveu quebrar a regra #3 e partir logo para a #5. Mas nós ficamos sem comer nada mesmo, pois até ela terminar de passar algo nas torradinhas, iria até as 18 horas!

Quando chegamos no estacionamento, vimos o pai da guria finalmente dando o ar da graça e trazendo a caixa de bolo acompanhado da nova namorada e o filho mais velho (de um outro relacionamento). Já era tarde mesmo. Apenas os cumprimentamos e fomos embora, cansados e morrendo de fome, afinal, Jaboticabão tomou 2 xícaras de café, 1 copo de coca-cola e eu 3 xicaras de chá.

5 comentários:

Dani dutch disse...

Jaboticaba, meu estomago nao suporta o café com bolo, entao troquei pelo chá nas ultimas que fui.
Sábado foi aniversario de um amigo do Chris e até que estava legalzinho ficamos lá das 20:00 as 2 da manha, mas fui em uma que sentou um circulo enorme e ninguem falava, um olhava pro outro e o assunto nao vinha .... depois quando começaram a beber o 3ºcopo que começaram a conversar. bjuss

Anita disse...

E' uma meeeerda ! Tortura essas festas de aniversario, mal servidas e todo mundo sentado num circulo igual a terapia de grupo. Comida AMARRADA, que uqnado sai e' servida naqueles mini potinhos - ou entao na propria embalagem do supermercado. Jabo, numa festa uma vez a dona de casa percebeu que a comida tava pouca, foi na geladeira e pegou um saco com uvas (sem lavar) e saiu toda orgulhosa passando o saco pelos convidados (e dizendo "Sao boas ! Comprei no MAKRO!"). E eu nao posso dizer essas coisas la no meu blog, NAO POSSO ENTENDEU ? O leitorado holandes iria se reconhecer...

Jaboticaba Preta disse...

@Dani. E haja alcool para essa turma se animar não é? kkkkk Eu também fico só no chá. Haja estomago....

@Ana. kkkkkk ta loco to rindo muito das uvas. Aproveita para desebafar aqui :D

Adriana disse...

Gente, coitados de vcs! eu tento fugir dos aniversarios holandeses, mas jah fui em um polones que, pasmem, foi muito fior...a fatia de bolo era quase transparente e soh tinha cha, cafe e uns sucos xexelentos do aldi. Bert jah foi levar Victor num aniversario sueco de crianca e a comida estava escondida! nem cafe pros pais tinha...
Morri de rir com a parte do excel...pior que eh asism mesmo!
ha ha ha

Anaté Merger disse...

Amiga, festa de aniversario de criança so no Brasil. Pelo menos por aqui, apenas as crianças sao convidadas. Levo a Chloé para a festa em questao, ela fica la por duas ou três horas brinca de maquiagem, de fazer colar, se fantasia e eu aproveito para curtir esse tempo fazendo outras coisas. Adoro aniversario de criança na França! Beijos!