Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A boa comunicação vale Ouro!

Problemas com a comunicação? E se você estivesse disputando o ouro olímpico?

Já faz um bom tempo que minha comunicação com a sogra holandesa não anda bem. Nossos diálogos andam travados e maus entendidos andam surgindo.... o vilão da história é o holandês, idioma que é meu calo aqui na Holanda. Eu como tenho pavor de brigas familiares, principalmente com sogra, já engoli vários sapos. Antes de ontem ela ligou, misturou 3 assuntos (a viagem do meu pai para o Brasil, a festa do 60 aniversário dela que vai ser comemorado com grande estilo e o medo que a neta dela tem do cachorro). Eu fiz uma mistureba tão grande que no no meu entendimento a sogra queria que eu ficasse cuidando da neta de 2 anos para que a outra filha pudesse ir na festa de aniversário. Do que eu entendi, a sogra teria medo que a neta sofresse algo entre os estranhos já que ela tem o costume de sentar no colo de todos os homens. Meu radar anti-brigas funcionou bem e eu falei para ela que mais tarde o meu marido iria ligar para ela para confirmar direito o que ela queria, pois eu não estava entendendo patavinas. Ela ficou em choque com a proposta e assim mesmo me dizia: "Mas você é a chefe, você que tem que decidir!" - "Aqui em casa nao tem chefe, nós 2 é que decidimos" Claro que isso ficou só em pensamento, não disse mais nada :P Depois marido ligou e o que na verdade era é que ela e o marido vão viajar para a Bélgica e não tem ninguém que possa cuidar do cachorro enquanto eles viajam. Nada a ver com o que eu tinha entendido kkkkkkkk

Dai ontem à noite eu aprendi que o problema de comunicação com os holandeses não é só meu. É também com todo mundo, incluindo os próprios nativos. Sven Kramer, famoso patinador de velocidade sobre o gelo, recordista nas pistas é um verdadeiro fenômeno e ídolo no país. Nas olimpíadas de inverno no Canadá, Kramer era o favorito absoluto a medalha de ouro nas provas de 5.000 e 10.000 metros.

No sábado dia 13 de fevereiro Kramer não decepcionou. Garantiu a já esperada medalha de ouro. Só que no final da competição uma jornalista da rede NBC pediu que ele dissesse o nome, procedência e o que havia conquistado. Irritado com a pergunta, Kramer foi ao meu ver rude em responder na lata (típico holandes!) que ela era estúpida e que isso ele não iria fazer. De um lado eu entendo que a jornalista foi mal preparada para cobrir o evento, ela teria que saber de antemão quem ele era, mas a grosseria dele em chamá-la de estúpida também pegou mal, principalmente para os americanos que acharam a palavra extremamente ofensiva. Uns tentaram por panos quentes dizendo que Sven Kramer deveria sim ter mais cuidado com o uso das palavras em outro idioma.
Vejam o vídeo (em inglês e holandês):




Mas o mundo da voltas....este mesmo Sven Kram que interpretou mal a jornalista (canadense/americana não está claro de onde ela realmente era) disputou ontem a noite os 10.000 metros. Quando faltavam poucos segundos para terminar a prova, com direito a quebra de record olímpico, Sven Kramer foi desclassificado da prova por cometer um erro de troca de pista. Ele culpou o treinador , holandês como ele e que falam a mesma língua, de tê-lo orientado a trocar de pista. Favorito a medalha de ouro antes mesmo de começar a correr, teve sua noite de gloria transformada em um Drama, que aliás, drama na Holanda significa tragédia.

Com certeza agora a jornalista estúpida sabe quem ele é.

Para quem está na Holanda, acompanhe a repercussão no Telegraaf
http://www.telegraaf.nl/telesport/vancouver2010/6122759/__VIDEO_Interview_met_KramerKemkers__.html

ou no Dutchnews

http://www.dutchnews.nl/news/archives/2010/02/fastest_time_but_kramer_disqua.php

5 comentários:

olhodopombo disse...

gostoso ler seus textos....

Dani dutch disse...

OI jaboticaba,
Esse holandês é uma lingua tão complicada e dificil de pronunciar e fora a gramatica ...
Tem dias que fico transtornada, e nem consigo pensar mais, e vou misturando tudo, inglês e o holandês.
Poxa vida, mas essa foi demais e ainda mais uma pessoa pública.
Bjuss e boa semana

Anita disse...

Ja engoli sapinhos da minha sogra tambem. Engoli por opcao porque ela e' mais velha, mais despreparada para contato com estrangeiros, mais fragil, mais insegura, etc. Falava cada besteira... Ate o nascimento do segundo baby foi assim, depois reduziu. Agora com o perdao da meia palavra: depois que fiz 40, tive dois filhos e vivo aqui ha 10 anos to meio CAGANDO pra opiniao dos outros em geral, holandeses ou nao.

Anita disse...

Quero dizer: MA palavra. Kkkkkkkkk

咪叩~ disse...

淨膚雷射 ,植髮 ,微晶瓷 ,雷射溶脂 ,電波拉皮 ,醫學美容診所 ,搬家公司,LV ,名牌包包 ,洗包包 ,洗包包加盟 ,洗鞋加盟 ,皮膚科 ,皮膚科診所 ,肉毒桿菌 ,肉毒桿菌瘦臉 ,柔膚雷射 ,玻尿酸 ,搜尋行銷,搜尋行銷