Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

sábado, 13 de novembro de 2010

Appelmoes

Eu reclamava, chorava e sofria junto quando Jaboticabinha passou pela fase das cólicas (1-4 meses). Eu pensei que aquela foi a fase mais difícil, até a chegada (tardia) dos dentes! Os primeiros dentinhos saíram quando ele já estava com quase 10 meses. Na última semana 4 dentes (arcada superior) resolveram sair ao mesmo tempo.Dores de cabeça, febre alta, diarréia e até vômitos foram os sintomas.

Por conta da gripe que o pegou semana passada e principalmente da gengiva sensível, jaboticabinha não queria comer. O simples fato da colher encostar na boca já era motivo de choro. Todos os tipos de gel, gotinhas, brinquedinhos gelados para morder e para aliviar a dor for usados sem o menor sucesso. Foi então que jaboticabão sugeriu Appelmoes para acompanhar as refeições. Ele mesmo não gosta, mas como ando com a paciência a zero, resolvi experimentar. E não é que deu certo?
Foto: Starfish & Coffee.nl

Appelmoes é na verdade um musse ou se preferirem um purê bem fino de maçãs. É uma comida típica aqui na Holanda. A iguaria é servida como acompanhamento nas refeições ou como sobremesa, neste caso açúcar, mel, canela ou limão são adicionados. Eu sempre achei bizarra a combinação frango, batata frita e appelmoes que alguns nativos marmanjos comem e adoram. Jaboticabinha adorou o appelmoes e agora come toda a papinha sem reclamar.

Para quem gosta de cozinhar, a receita básica de um appelmoes é a seguinte:
*1kg de maçãs
*100 - 150 gramas de açúcar
*10 cl de água
*1 colher de chá de canela em pó (opcional)

Modo de fazer:
Cozinhe as maçãs descascadas com a água por aproximadamente 20 minutos. Acrescente o açúcar e amasse até ficar um purê/musse (o mixer é ideal). Polvilhe com canela. Sirva gelado.


Agora, se você for como eu, um desastre na cozinha, nos supermercados você encontra nas prateleiras já em vidros ou latas :)

foto: rnw.nl

4 comentários:

Anita disse...

O meu primeiro filho tambem sofreu com os dentinhos. Que bom que vc encontrou essa solucao do appelmoes. Ninguem la em casa gosta, nao me desce a goela !

Adriana disse...

Gente, eu nunca provei isso! nunca nem vi!

olhodopombo disse...

eu sempre faço isso e nem sabia que tinha esse nome! adoro. e gosto de comer com carne assada de frango, ou Cordeiro.....
será reminiscencias :?

Jaboticaba Preta disse...

Meninas, eu também não gosto. Como maçã (pura) para regular o intestino. Eu não sei se em outros países é costume comer appelmoes. aviso.

Beijocas