Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Regras e mais Regras

Ta pensando que é fácil viver na Holanda? Senta ai caramada que hoje quero conversar.

Quanto mudei para a Holanda minha primeira residência era o paraíso. "Tudibom" mesmo! Ótima localização, preço razoável, fácil acesso e ótimos e simpáticos vizinhos. Assim que nos mudamos, a coisa mudou de figura. Toda aquela alegria de estar mudando para uma nova casa, novos projetos, sonhos enfim, tudo aquilo que você tanto queria vivenciar no novo ninho foi por água abaixo! Por que? Dois anos depois de tantos porques, descobri por acaso a resposta: Regels, (regras)

A Holanda é um país regido por regras. Como já dizia a ex-ministra Rita Verdonk, a dama de ferro holandesa, "Regels zijn Regels" (Regras são regras) Para os mais antigos que moram aqui e que estão se aventurando sabem do que falo, das inúmeras regras impostas pela imigração. Não basta apenas pagar as taxas, mas as regras que o tutor tem que cumprir são inúmeras. Chegando aqui há outras regras a serem cumpridas, exames de tuberculose, inburgering, idioma, prazos para a entrega e pagamento do VTV, regras de coleta seletivo de lixo (uma boa regra)....quer vir para cá? Então prepare o espirito para aguentar as inúmeras regras.

Depois de cumprir a risca todas as regras 'oficiais' descobri esta semana que existem também as regras 'não-oficiais'. Estas 'não-oficiais' são os costumes solidificados da sociedade e que em geral os estrangeiros não fazem e por causa disso desencadea-se uma série de problemas.
Alguns exemplos de regras não-oficias:

1-Dar os parabéns para todos os familiares do aniversáriante;
2-Levar torta/bolo para celebrar o teu próprio aniversário e ficar "feliz" mesmo sem ter recebido um único presente dos colegas de trabalho; a mesma regra de levar algo para comer se aplica quando você for sair do trabalho.
3-Não fazer nada no domingo. Nem ouse lavar o carro, pregar um quadro na parede em dia de domingo em um vilarejo qualquer. Os nativos podem até não ir à igreja aos domingos, mas com certeza ficam de plantão para ver quem vai 'pecar'. Se for um estrangeiro....ahhh pratão cheio!
4-Mandar cartão em todas as ocasiões possíveis. Minha sogra reclamou que não tinha ganho cartão nosso quando nasceu a netinha dela! E eu tranquila da vida porque tinha mandado o cartão para a cunhada e na minha cabeça seria mais que o suficiente :)
.
.
.etc
*Avisar os visinhos de todos os lados (baixo, cima, lados, frente, atrás) de que você é novo na vizinhança e que vai fazer barulho!!!!!

Desde o primeiro dia que mudamos e é claro, fazemos barulho, somos infernizados por um casal vizinhos. Inúmeras vezes bateram na nossa porta para reclamar que fazemos barulho e os icomodamos. E tudo porque não fomos a primeira vez nos apresentar e dizer-lhes que iriamos fazer barulho.

Olha vou te contar viu....ô povo! Me contem aí uma regra que vocês descobriram :)


2 comentários:

Dani Uzeda disse...

Haha, já morei fora algumas vezes. E sim, as pessoas obedecem as regras. O que acaba tornando os países mais civilizados né nao? No entanto, a falta de regras ou a desobediencia a elas cria uma atmosfera mais informal. Atmosfera esta que adoramos no Brasil. E daí fica a dúvida, admirar as regras de alguns países europeus ou reverenciar a casualidade daqui? hehe. Dificil. Bjus

Jaboticaba Preta disse...

Oi Dani, obrigada pela visita!

É exatamente isso que você disse. Eu procuro não comparar,mas no Brasil há o excesso de quebras de regras. Porém o que vejo aqui é que as pessoas são um tanto escravas das regras e tradições informais e que no fim a vida da grande maioria se torna chata e amarga,meus vizinhos por exemplo hehehe

Beijos da jaboticaba :0)