Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Coisas que ainda não entendo na Holanda...Parte 1

Mesmo morando a um bom tempo por essas bandas, tem certas coisas que me deixam maluca. Faço a maior força para 'aceitar' e 'compreender' apesar da gritante diferença cultural entre o Brasil e a Holanda. Não vou entrar no mérito do qual país é melhor e/ou pior pois isso é perda de tempo.

O que eu falo é de questões profundas que vão além disso. Eu diria, algo que afeta o teu direito individual de escolha.

Vou começar falando da Eutanásia. Um assunto que para mim diretamente nunca havia me ocorrido. Eutanasia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. Uma definição tão simples e curta, mas que carrega uma tremenda responsabilidade de quem opta por este recurso para aliviar a dor e o sofrimento, como também para quem executa e assiste.

Onde trabalho, um colega não foi ao trabalho ontem porque sua mãe ira morrer à noite. A mais ou menos 2 anos, esta senhora sofreu uma queda e quebrou bacia e o pescoço, porém o huisarts, que é o médico de família, não percebeu que ela havia quebrado também o pescoço. Pausa ON aqui na história, se vocês soubesse como fazem !@#$%^&* o sistema médico daqui, vocês iriam concordar comigo que o SUS é o melhor atendimento médico que existe no mundo.Pausa OFF Enfim, a situação da mulher foi piorando a cada dia a ponto da morfina ja não mais aliviar a dor e ela não falar mais.

Solução: Esse 'belo' médico sugeriu aos familiares desta senhora de que a eutanasia seria a melhor solução para ela.

Dai entram minhas perguntas que me deixaram muito deprimida ontem:

1- Que tipo de médico é esse, que ao invés de lutar pela vida ou melhoria de vida de seus pacientes, sugere esse tipo de solução? Ta fez m.. no início e agora 'deletando' vai concertar o que fez?

2- Filhos e familiares...o que será os motiva a liberar a eutanasia? seria o pesado fardo?

3- E o doente em si? Será que realmente ele quer morrer?


O que vocês acham?

2 comentários:

Dani U. disse...

Difícil decisao. As vezes a pessoa está sofrendo mais em vida, ou tá em estado vegetativo.. ou as vezes simplesmente é um fardo pra família. Não dá pra avaliar, mas eu não queria estar na situação do seu colega de trabalho. Ain

Ciça Donner disse...

AAAHHHH nao... peralá... o cara faz M e agora quer eutanasiar a pobre e 2tá tudo bem"? esse medico deveria ser preso e cacado isso sim. Menina, já vi muita gente querida sofrendo e mesmo sendo cada caso um caso, eu pessoalmente queria poder escolher caso estivesse na situacao de paciente (mas se fosse feita uma eutanasia eu nao teria em condicoes de decidir nada... oh duvida).

Mas nesse caso especifico é assassinato... quase uma queima de arquivo!