Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Manual de sobrevivência no trabalho


*tradução livre: "Contanto que não tirem nossos empregos, que se integrem como quiserem."

Vai trabalhar na Holanda? Quer saber como são as coisas por aqui? Se você tiver a 'sorte' que eu tenho, de dividir o local de trabalho com 12 colegas, todos nascidos e criados aqui no Reino dos Países Baixos, saiba que existe um 'código' de sobrevivência para as 'boas relações de trabalho'.

1-Idioma:Fale só em holandês com os colegas! Não fique frustrado se você falar algo em holandês e virar as costas perceber os colegas rindo do teu sotaque ou dos inúmeros erros de gramática.

2-Preconceito: Não se irrite se você começar ouvir frases do tipo: "Não sei porque contratam estes estrangeiros que não falam nosso idioma. Não sabe falar, que fique no país de origem". Não vá morar em bairro X. Lá só tem estrangeiros, ou Allochtones, que são os de ascendência estrangeira nascidos na Holanda ou detentores de passaporte holandês.

3-Trabalho em Equipe: SEMPRE esteja disposto a ajudar o colega holandês, mas JAMAIS espere que o mesmo colega te retribuirá quando você mais precisar de uma mão. Precisa da ajuda do chefe? Esqueça, ele nunca tem tempo para você, mas lembre-se de que faltando 15 minutos para você ir embora, ele aparece na tua mesa pedindo mil e uma urgências para 'ontem'. Também não faça muitas perguntas. A mentalidade da maioria é como uma planilha do Excel. Para funcionar, tudo tem que estar nas regras.E a maioria detesta ter que te explicar novamente em inglês o que falou já pela metade em holandês.

4-Sociabilidade: Hoje é o seu aniversário? Nem ouse pisar no escritório sem uma torta/bolo para dividir com os colegas. Ah, e não leve nada pequeno não. Pois VOCÊ tem que levar algo que de 'sustança'. Essa tradição de levar uma torta/bolo para o trabalho é também válido nos casos de compra/venda de uma carro, apartamento, último dia de trabalho (no caso dos temporários).

5-Etiqueta. De segunda à quinta-feira a etiqueta é o formal. Roupas degotadas ou transparentes estão fora de cogitação. Sexta-feira é o chamado 'casual day'. É o dia que você vê coisas que nem no carnaval o povo sai fantasiado. É um festival de combinação, roupa mal passada, suja e rasgada. Nos pouquíssimos dias quentes de verão é até possível ver os rapazes indo de bermudão para o trabalho (onde meu marido trabalhava era assim)e as moças de saia mais curta e botas de cano alto...brancas! Isso mesmo, botas brancas é uma paixão nacional.

6-Uso do telefone. Tenha muita paciência para aguentar quando todos ao teu redor param com suas atividades no intuito de te ouvir falar no telefone. Se você estiver falando em português....é possível que o alarme geral do prédio soe: Alerta! Alerta! Idioma diferente do nosso Detected Mode ON. Ah sim, todos te perguntarão os detalhes da tua ligação. (motivo de sobra para as fofoquinhas que rolam durante o dia).Haja saco nessas horas! Esqueça que tens celular. Até hoje os holandeses são os que mais se irritam com celular tocando durante o horário de trabalho.

7-Bafo! Sim, bafo de cebola, alho, dente podre. Aqui na Holanda a refeição mais pesada, é feita à noite. O intervalo de almoço é de apenas 30 minutos, dos quais você tem direito de fazer uma pequena caminha para tomar um ar fresco, ou fazer um lanche rápido. Em geral os lanches rápidos são: sopa, saladas, pães, leite, fritura...O que comem não me afeta em nada, mas o péssimo hábito que eles tem de NÃO escovar os dentes. :( Quer um conselho? Marque todas as reuniões, se possível, antes do horário do almoço.

8-Café. Holandês é viciado em café. Lembre-se de que pelo menos 1 vez por dia esperam que você vá buscar café para todos do teu departamento. Aqui a medida do café é a média lá do Brasil e no meu caso, rola café 12 vezes por dia!

9-Férias. Programe suas férias com antecedência. As férias aqui não são dias X corridos como é na maioria dos casos lá no Brasil. E lembre-se, teus colegas raramente te dirão quando vão tirar folgas, mas ai de você se não informar com antecedência as SUAS. Você corre o risco de ter as férias/dias de folga, rejeitados. A grávida teve o abuso de dizer que eu não poderia ir em julho ao Brasil, pois é fechamento de semestre, e ela nem é minha chefe nem nada....e a outra colega direta também me disse que semanas x e y eu NAO deveria tirar férias. Quando meu contrato foi renovado, na primeira semana marquei diretamente com o chefe e disse que dia X eu deveria estar no Brasil.Foi rapidinho para acertar os dias de folga antes e depois.

10-Salários. Apesar dos salários serem mais altos que os do Brasil, fique muito atento com o que te pagam por mês. Em geral, as empresas adoram contratar os estrangeiros pelos motivos mais nobres: competência + disposição para o trabalho + salários baixos. Não permita jamais que te façam de escravo. Fique de olhos sempre abertos!

E para finalizar. AGRADEÇA todos os dias pelo trabalho que tens e peça sabedoria Divina para aprender a driblar os obstáculos diários com muito bom humor, esperança e dedicação. Os frutos serão colhidos na época certa.

Beijocas e um ótimo início de fim de semana!

5 comentários:

olhodopombo disse...

Puxa, que dureza!
e os fotografos free, tem muitos por ai?

Dani dutch disse...

Olá, obrigada pela visita no meu blog, eu sempre acompanho o seu também ... e adorei seu manual de sobrevivencia, e sbe que eu percebi isso no trabalho também, outro dia uma professora me fez uma pergunta e eu disse que não falava holandês ela deu um suspiro e fez aquela cara....
e amizades aqui também a mesma coisa já tentei puxar papo com todo mundo, e de inicio me olham torto também ....Bjuss e bom fim de semana

Sheila disse...

Olá,

Encontrei seu blog através do blog "sindrome de Estocolmo". Ou seja, vc esta pertinho mas fui lhe encontrar lá longe...

Desculpe-me a indelicadeza, mas não consegui saber o seu nome. Ou não procurei direitinho..

Enfim, adorei seu blog, e o post atual esta de muito bom gosto, seria até cômico se não fosse verdade , não é?

Moro na Holanda desde 1993. Trabalhei por 5 anos no thuiszorg, mas não aguentei o tranco e parei de trabalhar. Hoje faço biscuit( artesanato brasileiro, conhece?)e tento vender minhas pecinhas, mas é complicado.... Infelizmente tenho muitos probleminhas de adaptação, mesmo depois de 15 anos. Mas acredito que no momento certo retornaremos ao Brasil, é algo com que sonho diariamente.

Enqto isso, vamos enfrentando o dia a dia com muito bom humor, pois só assim mesmo...

Um abraço e parabéns pleo lindo trabalho,

Sheila

Ciça Donner disse...

O final valeu por tudo!!

Anita disse...

As suas dicas estao 100% corretas. Holandes nao explica nada, nada mesmo pela segunda vez. E vem com ironia, do tipo: "Vc acha muito dificil ne ?". Eles adoram perguntar para que voce concorde com o "dificil". Eu sempre respondia calmissima: "Nao. Eu acho muito mal explicado". Se vestem hiper mal quando e' casual (a bota branca tipo Xuxa acham o maximo!). E comem esses sanduiches de peixe defumado com cebola crua no almoco, e NAO ESCOVAM OS DENTES, aaargh !!