Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Kraamzorg

Como prometido,

O Kraamzorg nada mais é que uma assistência e acompanhamento qualificados dos cuidados de maternidade que a mãe e o bebê necessitam logo após o parto. Uma enfermeira treinada para tal função, dedica em torno de 49 horas, sendo estas divididas por um período de 8 dias. Nos primeiros 3 dias são 8 horas de assistência à mamãe, o bebê e as tarefas domésticas. Sua ênfase é dar informações e acompanhar os primeiros dias da mãe e do bebê após o parto.


O serviço prestado em geral é o controle de temperatura do bebê, banhos, higiene, cuidados com a roupa do bebê, amamentação, para com a mãe os cuidados são em geral para ver como o utero e períneo estão voltando ao seu estado normal. E o tempo que sobrar ela da uma 'geral' na casa, por exemplo: limpa o banheiro, lava, passa, cozinha e faz compras, cuida dos animais domésticos. Mas a prioridade mesmo é a assistência a mãe e ao bebê.

Quem paga?

O seguro saúde obrigatório para todos os holandeses cobre praticamente o custo, mas mesmo assim, é cobrado a parte uma quantia, no meu caso será uma tarifa de quase €4 por hora. Quando vier a conta eu atualizo.

Vantagens

A grande vantagem é que a pessoa tem treinamento para lidar com recém-nascidos e mães de primeira viagem (como eu). E sinceramente, numa situação desgastante que é o pós-parto, sem o apoio familiar, no caso dos estrangeiros que não podem ter seus pais por perto durante o parto.

Mais informações aqui:

Kraamzorg em holandês


Kraamzorg – Postnatal Care in the Netherlands em inglês

Beijocas ;)

4 comentários:

Dani dutch disse...

OI Jaboticaba, tudo ebm?
Não sabia que vc morava em Rotterdam, amei essa cidade é tão diferente de onde eu moro... agora classifico como "roça" mesmo !!!
Tudo tão pequeno, e antigo, agora Rotterdam não é mais moderna, e que arquitetura .. amei
.bjusss

Ciça Donner disse...

Mana já sabe se é um jaboticabo ou uma jaboticaba?

Jaboticaba Preta disse...

Dani, na verdade moro nos arredores de Rotterdam. Mas o acesso é super fácil. Seria um pulo comparando a distância onde você e eu moramos :D

Ciça, os exames de ultrasom disseram que é um menino :D Estamos muito ansiosos heheh


Beijocas Dani & Ciça ;D

Anônimo disse...

Oi,

Se o seu plano for completo o custo com a kraamzorg é reembolsavel 100%.