Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Zwangerschapsverlof - Licença Maternidade

Aqui na Holanda toda grávida tem direito a 16 semanas de Zwangerschapsverlof - licença maternidade. Ela deve iniciar entre 6 à 4 semanas antes da data prevista para o parto. Meu maior desejo era trabalhar até a véspera do parto. Já que a lei deveria ser cumprida, 4 semanas estaria de bom tamanho. Era o que pensava....

Meu maior defeito é ser workaholic. Tenho pânico de ficar em casa sozinha. Só de lembrar o período que fiquei 'coçando' em casa (trabalho doméstico, apesar de gastar um tempão, não conta e eu detesto) antes de conseguir o primeiro emprego na Holanda, me dá arrepios.

Segunda-feira tive mais uma consulta médica, mas desta vez foi com o bedrijfsarts (médico do trabalho) para decidirmos quando entraria em licença. Assim que ele mediu minha pressão ele me olhou com aquela cara assustada: "Moça, teu marido pode vir te buscar AGORA e te levar para casa? " Eu fiquei meio apavorada, para quem conhece o sistema holandês de saúde, a reação não foi normal. Algo não estava bem. E não estava mesmo. Minha pressão estava altíssima. Pois bem, decidimos que no dia seguinte (ontem) eu já não iria mais para o trabalho e sim começaria a licença maternidade.

Confesso que tive duas reações fortes ao mesmo tempo:
1-Pânico de ficar em casa 'coçando' como no período pré-emprego e entrar em depressão; ou
2-Algo desse errado e meu bebê pagasse as conseqüências do meu medo, ansiedade e principalmente teimosia.

Ontem foi um dia ruim. Pois minha cabeça não relaxava um segundo. Havia muita coisa deixada para trás que não foi resolvida no trabalho. Meu substituto é uma pessoa legal, mas não havia dado tempo suficiente para dar treinamento. Fiquei o dia todo numa agonia só. Quando foi 20hrs comecei a passar mal. Uma tremedeira, tontura e mal estar. Não consegui terminar de jantar e fui diretamente para a cama. Minha barriga doia muito. Felizmente consegui dormir e acordei hoje cedo às 05 da manhã com dores de cabeça. Comi o cereal e voltei para a cama. Só acordei as 10 da manhã. Porém relaxada e mais sossegada.

Sexta-feira vou ao trabalho apenas no período da manhã. Será o dia que celebrarei o início da licença com as tradicionais tortas. Não era o modo como queria, mas como tudo foi tão rápido, até mesmo as tortas/vlaai foram encomendadas de última hora.

Amanhã terei a visita do Kraamzorg. Prometo contar tudo no próximo post.

Beijocas e até amanhã.

2 comentários:

Dani dutch disse...

OI Jaboticaba, espero que esteja tudo bem com vc e o jaboticabinha.
Mas aproveita esse tempinho em casa pra ficar até mais tarde na cama, relaxar, sabe aqueles momentos mulherzinha, porque no mais é tudo tão corrido.
Bjusss

Jaboticaba Preta disse...

Farei o possível!!! Beijocas :)