Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Videos sobre Amamentação

Estou naquela fase 'revisando tudo antes do provão (leia-se parto e maternidade)', gastei muitas horas ontem assistindo vídeos sobre Aleitamento Materno. Gostei de alguns, mas se vocês tiverem mais vídeos explicativos sobre amamentação, deixe o link que eu adiciono aqui, ok?

Beijocas :D

Amamentação - Revista Crescer


Curso Integrado sobre Amamentação, do Instituto de Saúde do Estado de São Paulo
01 Amamentação - Posição


02 Amamentação - Pega


03 Amamentação - Xícara


04 Amamentação - Ordenha



----
Dicas dos leitores:

Ótima dica da Elisangela sobre Amamentação. O blog que ela escreve, Maternar Vida, também está cheio de ótimas dicas para gestantes. Já adicionei na lista de blogs que visito ;)

Atualizado 01/12/2009

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Enquanto o dia "D" não chega....

Toda vez que olho o calendário avisando quantos dias ainda faltam para o jaboticabinha chegar, mas o frio na minha barriga (o restinho que ainda não foi ocupado pelo bebê) aumenta. Estes últimos dias tem sido difíceis. A barriga ta enorme, dolorida, muita coisa pra por em ordem na casa, mas meu corpo não acompanha os meus pensamentos. Minha coluna ta um horror. Não há posição adequada pra dormir, para levantar, sentar.... Felizmente as dores de cabeça deram uma trégua.

Fazem quase duas semanas que o tempo esta um pesadelo aqui na Holanda. Muita chuva, vento e a escuridão já está dominando esse resto de outono. As árvores já estão peladinhas, nenhuma folha amarelinha pra contar história. E eu queria tanto ter feito fotos lá fora, mas quem diz que dá pra sair com um tempo desses?

E agora que estou na reta final da gravidez, a ansiedade aumenta. Acabei de ler o post da 'Grávida' sobre ansiedade e o que ela escreveu é também muito do que se passa na minha cabeça. São tantas perguntas, tantos medos, tantos se, mas e se.... O pior de todos para mim no momento é creche. Até agora não consegui vaga para o menino.

Creche na Holanda é um assunto problemático e caro, dependendo de onde você mora, pode levar até 3 anos a fila de espera! A principio a mentalidade por aqui é de que a mãe fique em casa cuidando das crias. Acontece que nos últimos anos, muitas mulheres resolveram investir em suas carreiras. A solução na época foi o trabalho meio-período. Acontece que as empresas não gostam de contratar mulheres nestas condições, elas querem mesmo é full time. E o governo, órgão que regula as creches, ao invés de investir em estrutura e contratação de pessoas, fica só no debate. Dai fica super dificil.

Minha cabeça vai dar um nó....:(

domingo, 22 de novembro de 2009

Vergonha Alheia

Você já passou por um momento suuuper constrangedor? No nosso casamento, um parente bebum deu 'show'. Eu não vi, não me contaram nada, mas quase morri de vergonha quando nada mais nada menos a sogra me contou os detalhes sordidos do acontecimento. Minha família depois contou outros shows não presenciados pela sogrinha. Eles quiseram nos poupar.

Ontem uma amiga me mandou por e-mail este vídeo que fez com que este fantasma do nosso casamento fosse exorcisado para sempre. Preste atenção na noiva!



E vocês, já passaram por isso?

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Você é militante dos direitos humanos?

Li 2 artigos hoje cedo a respeito da visita do presidente iraniano ao Brasil. Não deixe de ler!

Ahmadinejad Seja Bem Vindo ao Brasil - Escrito pelo jornalista José Roitberg. Texto inteligente e super bem humorado.

A Visita do Crápula Iraniano é um Insulto ao Brasil Que Presta - Brilhante texto de Augusto Nunes para a revista Veja.


Ainda no tema Direitos Humanos. Outra notícia que me deixou perturbada foi a da morte por apedrejamento de uma jovem de 20, divorciada, acusada de adultério na Somália. Mesmo sendo divorciada, a mulher é considerada adúltera caso tenha outro relacionamento. Eles esperaram ela dar a luz a uma criança para então sentenciá-la à morte. Já o namorado, 29 anos, escapou de ser condenado à morte por ser solteiro. Entretanto, foi condenado a 100 chibatadas.

Somali woman stoned for adultery

No momento só encontrei a notícia em inglês. Se encontrar em português eu adicionarei mais tarde o link.


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Geboortekaartjes - Cartões de nascimento

Em um post anterior eu falei meio por cima de uma tradição que eu acho bem legal aqui na Holanda, que é a de mandar cartões comunicando a família, os amigos, colegas de trabalho de que você teve um filho. Esta tradição começou nos anos 40 e criou raízes. Onde vocês moram, existe essa tradição?

Depois de pesquisar bastante, descobri que as opções aqui são grandes e para todo os gostos, infelizmente nem tanto para todos os bolsos, continuo achando caro. Faz meses que pesquiso links holandeses, belgas e até americanos. No quesito custo x benefício, as opções americanas seriam uma boa pedida, mas.....o prazo de entrega pode comprometer, pois além do tempo normal de envio, tem a questão da aduana holandesa que pode prolongar mais ainda a entrega. Já fiz uma vez uma encomenda (prometida para até 5 dias úteis) que levou no total 21 dias para chegar em minhas mãos. Dai até lá o jaboticabinha já vai estar selecionando seu próprio cartão de casamento :P

Até este exato momento, o site que mais gostei foi esse aqui: Geboortekaartjes.nl Dentro da Holanda é o que está com os melhores preços e com a maior variedade (só para me deixar mais louca ainda hehehe).

Diga ai vai, na sua opinião qual seria o seu cartão preferido?

No site acima que citei tem várias categorias. Cada categoria tem várias opções. Diga o nome da categoria e o número do cartão.


Beijocas :)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Coisas da vida que não entendo

O noticiário brasileiro não fala em outra coisa. O Caso Geisy Arruda.

Blogs e mais blogs comentam o absurdo que se transformou o fato da moça ter ido à aula com um micro vestido e que por causa disso uma universidade inteira se rebelou como os extremistas machistas fazem contra as mulheres nos países ultra-radicais.

Dessa história, duas coisas me assustaram e me deixaram sem entender direito:

1- Mulheres defendendo o 'linchamento' psicológico, inclusive apoiando a atitude animalesca e covarde dos rapazes que gritavam palavras de ordem como: 'vamos estuprá-la'. Bando de invejosas e falsas puritanas! A muito tempo a sociedade perdeu o verdadeiro significado da palavra puritana. Infelizmente hoje é sinônimo de hipocrisia.

2- A universidade ter expulsado a garota. Fato que depois de tanta pressão pública, inclusive de órgãos governamentais, recuou da decisão. Esta instituição mereceu o novo nome que lhe atribuem agora: Uni-tali-ban!

Realmente não entendo mesmo.
funny pictures of cats with captions
see more Lolcats and funny pictures

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Kraamzorg

Como prometido,

O Kraamzorg nada mais é que uma assistência e acompanhamento qualificados dos cuidados de maternidade que a mãe e o bebê necessitam logo após o parto. Uma enfermeira treinada para tal função, dedica em torno de 49 horas, sendo estas divididas por um período de 8 dias. Nos primeiros 3 dias são 8 horas de assistência à mamãe, o bebê e as tarefas domésticas. Sua ênfase é dar informações e acompanhar os primeiros dias da mãe e do bebê após o parto.


O serviço prestado em geral é o controle de temperatura do bebê, banhos, higiene, cuidados com a roupa do bebê, amamentação, para com a mãe os cuidados são em geral para ver como o utero e períneo estão voltando ao seu estado normal. E o tempo que sobrar ela da uma 'geral' na casa, por exemplo: limpa o banheiro, lava, passa, cozinha e faz compras, cuida dos animais domésticos. Mas a prioridade mesmo é a assistência a mãe e ao bebê.

Quem paga?

O seguro saúde obrigatório para todos os holandeses cobre praticamente o custo, mas mesmo assim, é cobrado a parte uma quantia, no meu caso será uma tarifa de quase €4 por hora. Quando vier a conta eu atualizo.

Vantagens

A grande vantagem é que a pessoa tem treinamento para lidar com recém-nascidos e mães de primeira viagem (como eu). E sinceramente, numa situação desgastante que é o pós-parto, sem o apoio familiar, no caso dos estrangeiros que não podem ter seus pais por perto durante o parto.

Mais informações aqui:

Kraamzorg em holandês


Kraamzorg – Postnatal Care in the Netherlands em inglês

Beijocas ;)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Zwangerschapsverlof - Licença Maternidade

Aqui na Holanda toda grávida tem direito a 16 semanas de Zwangerschapsverlof - licença maternidade. Ela deve iniciar entre 6 à 4 semanas antes da data prevista para o parto. Meu maior desejo era trabalhar até a véspera do parto. Já que a lei deveria ser cumprida, 4 semanas estaria de bom tamanho. Era o que pensava....

Meu maior defeito é ser workaholic. Tenho pânico de ficar em casa sozinha. Só de lembrar o período que fiquei 'coçando' em casa (trabalho doméstico, apesar de gastar um tempão, não conta e eu detesto) antes de conseguir o primeiro emprego na Holanda, me dá arrepios.

Segunda-feira tive mais uma consulta médica, mas desta vez foi com o bedrijfsarts (médico do trabalho) para decidirmos quando entraria em licença. Assim que ele mediu minha pressão ele me olhou com aquela cara assustada: "Moça, teu marido pode vir te buscar AGORA e te levar para casa? " Eu fiquei meio apavorada, para quem conhece o sistema holandês de saúde, a reação não foi normal. Algo não estava bem. E não estava mesmo. Minha pressão estava altíssima. Pois bem, decidimos que no dia seguinte (ontem) eu já não iria mais para o trabalho e sim começaria a licença maternidade.

Confesso que tive duas reações fortes ao mesmo tempo:
1-Pânico de ficar em casa 'coçando' como no período pré-emprego e entrar em depressão; ou
2-Algo desse errado e meu bebê pagasse as conseqüências do meu medo, ansiedade e principalmente teimosia.

Ontem foi um dia ruim. Pois minha cabeça não relaxava um segundo. Havia muita coisa deixada para trás que não foi resolvida no trabalho. Meu substituto é uma pessoa legal, mas não havia dado tempo suficiente para dar treinamento. Fiquei o dia todo numa agonia só. Quando foi 20hrs comecei a passar mal. Uma tremedeira, tontura e mal estar. Não consegui terminar de jantar e fui diretamente para a cama. Minha barriga doia muito. Felizmente consegui dormir e acordei hoje cedo às 05 da manhã com dores de cabeça. Comi o cereal e voltei para a cama. Só acordei as 10 da manhã. Porém relaxada e mais sossegada.

Sexta-feira vou ao trabalho apenas no período da manhã. Será o dia que celebrarei o início da licença com as tradicionais tortas. Não era o modo como queria, mas como tudo foi tão rápido, até mesmo as tortas/vlaai foram encomendadas de última hora.

Amanhã terei a visita do Kraamzorg. Prometo contar tudo no próximo post.

Beijocas e até amanhã.