Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Primeira parada: Tongeren/Tongres

A primeira cidade que visitamos foi Tongeren / Tongres (em francês). É a cidade mais antiga da Bélgica. Ela foi fundada pelos romanos no ano 15 antes de Cristo. No ano de 1677, um incêndio destruiu praticamente todo o vilarejo.

Os principais pontos turísticos da cidade são a Basílica de Tongeren "Onze-Lieve-Vrouwe Basiliek", o museu Galo-Romano e as ruínas da antiga muralha que cercavam a cidade durante a idade média. Nós não entramos na Basílica e nem no museu. Mas um dia acredito que seja o suficiente para conhecer as duas principais atrações.

O centro da cidade é de fácil acesso, tanto de carro quanto de trem e ônibus partindo de várias cidades da Bélgica e também de Maastricht na Holanda.

O ponto positivo da cidade: O povo é bem simpático e há muitas lojas e boutiques com grande variedade para as compras. O imposto na Bélgica é de 21%, mas mesmo assim roupas são mais baratas e muito mais bonitas.  E como citei acima, o acesso à cidade é tranqüilo. Nós fomos de ônibus e também de lá partimos de trem para Liège/Luik então posso confirmar que quem for de transporte publico pode ficar tranqüilo que funciona.

O ponto negativo: A cidade é limpa, não há lixo acumulado ou jogado no chão,  porém os prédios são muito mal conservados (tipo pintura). Isso deixa a cidade com uma cara feia. Quem é de Curitiba ou conhece o lugar pode ter uma idéia do exemplo de comparação que vou usar: Região do Terminal do Guadalupe.

Para conhecer mais a respeito da cidade leia estes sites:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tongeren (em português não há muita coisa não)

http://www.tongeren.be/
ruínas da antiga muralha

centro da cidade com a torre da basílica ao fundo

Basílica de Tongeren

4 comentários:

Tatiana disse...

Que cidade fofa,eu adoro conhecer lugares assim,na Bélgica so fui a Bruxelas, que adorei!!!
Por que sera que nao pintam os prédios? Será para dar um ar rústico? Vai saber!!
Bjks!!

Simone Westerduin disse...

Visitei Tongeren ano passado e amei! E o mercado de rua então, cada reliquia, compre uma santinha pra minha mãe por 1 euro :)

beijao

Anônimo disse...

Gostaria de que a capital da provincia de Limburg é Hasselt , e nao Tongeren.

Jaboticaba Preta disse...

Obrigada anônimo pela informação. Vou corrigir já o blog. Beijos e volte sempre :)