Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Era uma vez uma escola....Parte 2

Quando cheguei na Holanda, uma das principais diferenças entre o Brasil e a Holanda que notei foi o fato das escolas daqui não terem cercas ao seu redor, tampouco os alunos usam uniformes. Na hora do recreio/intervalo, as crianças brincavam sossegadas enquanto estranhos cruzavam livremente o pátio da escola para cortar caminho.

A sensação de segurança era muito forte e por vários anos sempre admirei esse fator na vida escolar, tão diferente da realidade brasileira principalmente nas grandes cidades.

Mas esse ano as coisas ficaram estranhas.Primeiro foi o ataque na creche belga, quando um retardado esfaqueou vários bebês. Depois uma série de ligações anônimas para as escolas avisando de que um banho de sangue se repetiria por aqui.

Semana passada um monitor de um playground de uma escola em Amsterdam foi morto a facadas em pleno horário de aulas. A polícia prendeu um suspeito e também entrevistou várias testemunhas (inclusive alunos) que testemunharam o crime.(Leia mais aqui)

Esta semana, acompanhei o trabalho para cercarem e a instalação de portões em uma escola. Medida preventiva? Medo dos pais ? No final, todos perdem com a violência dentro das escolas. Saudades do tempo que medo na escola era só o da 'loira do banheiro'. (link da Parte 2)

5 comentários:

Sheila disse...

Respostinha atrasada, mas espero que ainda te ajude:Eu nunca ligo através de celular ao Brasil, mas se vc entrar nos sites verá as tarifas e os códigos para telefones móveis.

Infelizmente os sanitários nas escolas da Holanda, em geral, tb são muitos sujos. Meus filhos contam que os usam apenas em situações de "emergência"...

Qdo cheguei aqui tb estranhei as crianças brincando livremente nos
patios das escolas, e achava fantástico. Meus filhos tinham 6 e 7 aninhos na época. Mas depois daquele episódio triste da criança que foi morta por um louco que tinha sido liberado da prisão ( uns 2 anos atrás), muita coisa precisou ser revista, inclusive essa "pouca segurança". Afinal, loucos existem em qualquer lugar.

Um abraço!

olhodopombo disse...

eu dei de presente a minha neta este livrinho que conta a historia da loira do banheiro!
tambem estudei em escolas publicas e meus irmãos todos entraram nas universidades federais e sem cursinho....
a violencia banalizada pela TV esta cada vez mais assustadora,,,,

Dani dutch disse...

Olá tudo bem ?
Concordo com a questão da segurança, isso precisa ser revisado mesmo, e a questão dos uniformes pra identificar quem estuda nas escolas..porque mesmo até aqui que quase não viamos violência, agora a situação é outra..
Bjuss

Ciça Donner disse...

Oh Jaboticabinha linda do meu coracao... que textos mais expressivos. Serve nao só para a holanda com tb para o brasil e até mesmo para essa minha terra emprestada, Franca, que a muito já tem grades a seu redor que depois do horario, ninguém entra ou sai!

Sonia H. disse...

Oi, Jaboticaba,
Fico triste em saber que as escolas holandesas estão ficando cada vez mais inseguras.
Boa Páscoa!