Jaboticaba Preta

Minha foto
Uma mulher com coração de menina, tímida, extrovertida, corajosa, medrosa, criativa, sem noção, paciente, afobada, carinhosa, estúpida,entre outros adjetivos que surgem conforme o dia e a situação. Mas sou sempre filha, irmã, esposa e agora mãe!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os "presentes" do Sinterklaas...



No post anterior eu falei um pouquinho da festa mais aguardada da Holanda, principalmente pelas crianças, afinal, aqui no Natal não é costume dar presentes e também não existe o Dia das Crianças. Enfim, oportunidade única, além do aniversário, para ganhar presentes.

Nas noites que antecedem 5 de dezembro, o dia que o sinterklaas traz os presentes, as crianças deixam cenouras ou alguma verdura para o cavalo do Sinterklaas. Na manhã seguinte elas encontram dentro dos seus sapatos alguns docinhos, biscoitinhos típicos, pepernotjes (não sei o que é em português mas é um tipo de rosquinha),moedinhas de chocolates, marzipan...


No dia 5, Zwarte Piet, (viu Dani, originalmente ele era um demônio que se sujeitou ao Sinterklaas e virou seu escravo) entra pela chaminé da casa com o saco de presentes (para ser politicamente correto, hoje dizem que é por isso que ele tem o rosto preto). As crianças recebem de presente uma letra de chocolate, em geral a letra do seu nome. E um presente feito à mão pelos pais, ou algum brinquedinho comprado. Claro, tudo beeeeem baratinho, afinal, a modéstia e o controle de gastos é uma prioridade. Se existe uma ocasião que os holandeses mostram seu lado pão-durismo, é nessa festa. As lojas estão cheias de promoções com bugigangas made in China que não custam mais que €5. Coitadinha das crianças, ganham cada coisa feia.




Ah tá, esses "lindos presentes" as crianças ganham caso tenham se comportado bem durante o ano. E quem não se comportou? Acreditem, existe sim um castigo! A pestinha é obrigada a entrar dentro do saco (o de brinquedos) do Sinterklaas que o Zwarte Piet fica segurando, e se não se arrepender é levada para a Espanha, onde mora o Sinterklaas e fica por lá durante 1 ano.

Vamos falar a verdade, dezembro é a pior época do ano para estar na Holanda: frio,chuva, escuridão.... só criança mesmo para trocar um ano na Espanha por um presentinho mixuruca :D

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jaboticaba,
Obrigada pelas visitas! Sobre o preço da escola paguei cerca de 1.400 euros, nao me lembro bem, foi em 2004...Caro, mas vale a pena para aprender a base. Mas pq quer aprender francês, vc ja fala holandês? Se precisar de mim, me avisa!
Beijos

Unknown disse...

Oi Jaboticaba,
Desculpe a minha idelicadeza de te colocar no meio dos anônimos viu? Nao me ofendeu de jeito nenhum,

Beijos!!!

Jaboticaba Preta disse...

Oi Ana, meu interesse é apenas para ter uma noção do idioma. No trabalho muitas vezes recebemos documentos escritos apenas em francês, ou temos que ligar para a França e lá ninguém fala inglês. Quanto ao holandês....é uma eterna luta e muita força de vontade para aprender. Estou no nível que já sei quando estão falando mal/bem de mim :D

Beijocas e obrigada pela dica de curso!

Jaboticaba Preta disse...

Oi Carla,

Obrigada pela visita. Beijocas :)